RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79487

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CLEMENTE. (José) VIDA DA VENERAVEL MADRE TERESA DA ANNUNCIADA, ESCRITA, E DEDICADA AO SANTO CHRISTO COM A INVOCAÇÃO DO ECCE HOMO,

POR JOZE’ CLEMENTE Presbítero do Oratório de S. Filippe Neri. LISBOA, Na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno. MDCCLXIII. (1763)

In fólio de 29,5x19,5 cm. com (XXIV)-616 pags. Encadernação da época inteira de pele com nervos na lombada. Frontispício a duas cores. Obra Ilustrada com uma gravura aberta a aço de pagina inteira representado a “V. M. Teresa da Annunciada, orando na Capella do santo Christo dos Milagres.” Assinada Carp. sc. (João Silvério Carpinetti) Lxª. 1763. Impressão muito nítida em caracteres redondos sobre magnifico papel de linho de muita sonoridade, adornada com cabeções, vinhetas e capitulares gravadas.

Inocêncio IV, 290. “P. JOSÉ CLEMENTE, Presbytero da Congregação do Oratorio de Lisboa. A ser exacto o que se lê em uns brevissimos apontamentos manuscriptos, que a seu respeito e de outros padres congregados me foram fornecidos por um d’elles, ainda vivo, o reverendo Vicente Ferreira, deveria ter entrado na dita Congregação em 26 de Julho de 1726: mas tudo induz a crer que houve engano de algarismo, e que o anno verdadeiro seria 1736. É para admirar o modo como este padre conseguiu salvar a vida por occasião do terremoto de 1755, achando-se então morador na casa do Espirito Sancto de Lisboa: póde vêr-se na Dissertação que acompanha o poema Lisboa Destruida, do seu confrade Theodoro de Almeida, a pag. 231. – José Clemente foi por muitos annos mestre de Theologia na Congregação, e teve por alumno entre outros o celebre P. Antonio Pereira de Figueiredo, ao qual assistiu e confortou no derradeiro transito, como seu confessor que era desde alguns annos. Vej. a este respeito uma carta assás curiosa, que se acha transcripta no jornal Instrucção Publica de 1858, n.º 1 a pag. 6. Pouco tempo sobreviveu á morte do seu discipulo, falecendo com mais de 80 annos na mesma casa de N. S. das Necessidades a 19 de Fevereiro de 1798. – E. Vida da veneravel madre Theresa da Annunciada, religiosa do convento da Esperança da cidade de Ponta-delgada na ilha de S. Miguel. Dedicada ao Sancto Christo com a invocação de «Ecce Homo. Lisboa, na Offic. de Francisco Luis Ameno 1763. fol. de XI-616 pag., com um retrato da serva de Deus, gravado a buril pelo artista portuguez João Silverio Carpinetti. É edição mui nitida, e em papel excellente, feita (segundo consta) a expensas da Condessa da Ribeira. A mesma obra tem sido depois successivamente reimpressa, a saber: Lisboa, na Regia Offic. Typ. 1797. 4.º – Ibi, na Offic. de Lino da Silva Godinho 1824. 4.º – Ibi, na Typ. Carvalhense 1840. 4.º – & ibi, na Typ. de João José de Sales 1845. 4.º de 373 pag. – Ultimamente: Ponta-delgada, 1856. 4.º. Todas estas reimpressões têem sido mandadas fazer por industria das religiosas do convento da Esperança de Ponta-delgada, as quaes costumam presentear com exemplares d’ellas as pessoas devotas que concorrem com esmolas mais avultadas para o culto da imagem do Sancto Christo do Ecce Homo, collocada na capella de que foi fundadora a madre Theresa. Veja-se a este respeito um curioso artigo do sr. José de Torres, inserto no Archivo Pittoresco, vol. I (1858), de pag. 305 a 307.”


Temáticas

Referência: 0903LM004

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters