RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79455

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CÁ DA MOSTO. (Alvise) VIAGENS DE LUIS DE CADAMOSTO E DE PEDRO DE SINTRA.

Prefácio e notas históricas pelo académico de número Damião Peres. Academia Portuguesa de História. Lisboa. MCMXLVIII [1948].

De 26x20 cm. Com xvii, [i], 208, [ii] págs. Brochado.

Exemplar por abrir.

Edição comemorativa do 5.º centenário do descobrimento da Guiné, elaborada e publicada a expensas do Ministério das Colónias. Reimpressão na língua original e tradução para português dos escritos de Cadamosto, impressos pela primeira vez em 1507, na obra intitulada Paesi nuovamenti ritrovati et Novo Mondo da Alberico Vesputio florentino intitulato. Primeira parte, texto em italiano, segunda parte tradução portuguesa, seguida de notas históricas por Damião Peres, índice onomástico e colocação das estampas.

Os relatos das viagens de Alvise Cadamosto (Veneza, 1432 — Veneza, 1488), também conhecido por Alvise da Cá da Mosto e na literatura lusófona por Luís Cadamosto ou Luiz Cadamosto, realizadas em 1455 e 1456, em que ao serviço da coroa portuguesa explorou a costa ocidental da África, sendo-lhe creditado o descobrimento de algumas das ilhas de Cabo Verde e a exploração da foz do rio Gâmbia e costa adjacente, incluindo o arquipélago dos Bijagós. São, de acordo com Damião Peres, importante fonte de estudo sobre a Guiné, pois a crónica de Zurara não abrange factos posteriores a 1447, devendo, no entanto, ser alvo de utilização cautelosa, pois nela existem dados cronológicos errados que demostram inexactidão ou desconhecimento do navegador veneziano sobre a cronologia dos descobrimentos portugueses.

Pedro de Sintra ou Pêro de Sintra foi um navegador português (ao que se sabe originário de Lagos) que ao serviço do infante D. Henrique explorou o litoral africano, onde acabou por achar a Serra Leoa e a Libéria, em 1460. Navegou ainda sob as ordens dos reis D. Afonso V e D. João II até ao momento da sua morte que, segundo se julga, terá ocorrido na região da Guiné, em 1484.


Temáticas

Referência: 0906NM101
Local: I-33-B-55

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters