RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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SEVERIM DE FARIA. (Manuel) DISCVRSOS VARIOS POLITICOS. [1.ª EDIÇÃO - INCLUI RETRATO DE CAMÕES]

POR MANOEL SEVERIM DE FARIA Chantre, & Conego na Santa Sê de Euora. Com as licenças necessarias. EM EVORA. Impressos por Manoel Carvalho Impressor da Vniversidade. Anno 1624.

De 19x13 cm. Com [vi], 185 fólios. Encadernação da época inteira de pele, com rótulo vermelho e nervos na lombada, lavrada com ferros a ouro em casas fechadas representando motivos vegetalistas. Cortes das folhas marmoreados a vermelho.

Ilustrado com o magnífico primeiro retrato impresso de Luís de Camões, cerca de 40 anos após a sua morte, gravado por A. Paulus a buril em chapa de cobre, e que inaugurou a tradição iconográfica e romântica da representação visual de Luís de Camões. Antes deste crê-se terem existido três outros retratos: um de Fernão Gomes, cujo original se perdeu, existindo apenas a cópia a sanguínea de Luís José Pereira de Resende; e duas pinturas anónimas.

Impressão adornada com o brasão de armas do autor, em gravura calcográfica no rosto. Composição embelezada de várias xilogravuras, nomeadamente cercaduras duplas em todos os fólios, iniciais decoradas com desenhos de fantasia, cabeções e florões decorativos e vinhetas ornamentais. Apresenta caracteres redondos e itálicos de vários corpos, sendo os de menor nas notas e citações marginais que acompanham o texto. As notas marginais, o reclamo, o título corrente e a paginação encontram-se entre as ditas cercaduras.

Exemplar com falta das 2 raríssimas gravuras com os retratos de João de Barros e Diogo do Couto. Apresenta restauros amadores nos cantos de algumas folhas, a folha de rosto montada e folhas de guarda novas. Anotação em tinta coeva na errata e rasgo com falha de papel no canto inferior desta última folha, sem atingir o texto. No fólio 128 encontra-se uma errata sobre um pequeno papel colada sobre a palavra. Pequenos picos de traça nos fólios 165 a 180 e nas guardas posteriores e verso da respetiva capa. Tem junto um recorte de jornal com a biografia do autor.

Erros de paginação: 2 em vez de 9 e 174 em vez de 181. Erro de impressão no verso do fólio 28 que atinge o texto sem impedir a leitura.

Primeiros fólios não numerados com licenças do santo ofício, do ordinário e do paço, taxação, índice do conteúdo do livro e prólogo ao leitor. Errata em letras minúsculas no verso do último fólio.

Rara primeira edição dos Discursos de Severim de Faria, antologia que reúne sete ensaios entre os quais se destacam as três biografias de João de Barros, Luís de Camões e Diogo de Couro, muito importantes para o estudo das suas vidas. Cada uma delas seria acompanhada do retrato do biografado, sendo hoje muito raro um exemplar que as reúna a todas.

Organizam-se os ensaios da seguinte forma: I - Do muito que importará para a conservação da Monarquia de Espanha, assistir sua Majestade com a sua Corte em Lisboa. II - Vida de João de Barros. III - Das partes que há de haver na linguagem para ser perfeita, e como a portuguesa as tem todas, e algumas com eminência de outras línguas. IV - Vida de Luís de Camões. V - Com que condições seja louvável o exercício da caça. VI - Vida de Diogo do Couto. VII - Sobre a origem e grande antiguidades das vestes que usa por hábito Eclesiástico o clero de Portugal.

Manuel Severim de Faria (Lisboa, 1584 – Évora, 1655) foi um sacerdote católico, historiador, arqueólogo, numismata, genealogista e é tido como um escritor clássico seiscentista. Cónego e chantre da Sé de Évora, tendo frequentado a Universidade desta cidade onde se formou em artes e teologia. Foi também um apaixonado bibliófilo cuja livraria abarcava grande número e obras impressas e manuscritas raras. Escreveu grande número de obras notáveis, maioritariamente historiográficas.

Andries Pauwels ou Andries Pauli (circa 1600 – 1639) foi um desenhador e gravador e gravador flamengo do século XVII, sobretudo conhecido pelo seu trabalho como artista gráfico e ilustrador, composto principalmente por vários temas que retratam temas bíblicos e cenas individuais e históricas.

 19x13 cm. [vi], 185 folios. Contemporary full leather binding, with a red label, raised bands and gilt tools on panels depicting plant motifs. Marbled red edges.

Illustrated with the magnificent first printed portrait of Luís de Camões, about 40 years after his death, engraved by A. Paulus with a burin on a copper plate, and which inaugurated the iconographic and romantic tradition of the visual representation of Luís de Camões. Three other portraits are believed to have existed before this one: one by Fernão Gomes, the original of which has been lost and only the blood copy by Luís José Pereira de Resende exists; and two anonymous paintings.

Print adorned with the author"s coat of arms, in calcographic engraving on the title page. The composition is embellished with various woodcuts, including double frames on all the folios, initials decorated with fantasy designs, decorative headpieces, fleurons and ornamental vignettes. There are round and italicised characters of various sizes, the smallest being in the notes and marginal quotations that accompany the text. The marginal notes, the title page, the current title and the pagination are found between the aforementioned frames.

Copy missing 2 very rare engravings with the portraits of João de Barros and Diogo do Couto. There are amateur restorations on the corners of some pages, a mounted title page and new endpapers. An annotation in ink on the errata and a tear with paper fault in the bottom corner of the last leaf, without affecting the texto area. On folio 128 there is an errata on a small piece of paper pasted over the words. Small traces of moth holes on folios 165 to 180 and on the back endpapers and cover. A newspaper clip with the author"s biography is attached.

Paging errors: 2 instead of 9 and 174 instead of 181. Printing error on the back of folio 28 which affects the text without preventing reading.

First unnumbered folios with licences from the Holy Office, the Ordinary and the Palace, taxation, an index of the book"s contents and a prologue to the reader. Errata in small letters on the back of the last folio.

Rare first edition of Discursos by Severim de Faria, an anthology that brings together seven essays, including the three biographies of João de Barros, Luís de Camões and Diogo de Couto, very important for the study of their lives. Each of them was accompanied by a portrait of the biographee, and today it is very rare to find a copy that brings them all together.

The essays are organised as follows: I - Do muito que importará para a conservação da Monarquia de Espanha, assistir sua Majestade com a sua Corte em Lisboa (How important it will be for the preservation of the Spanish Monarchy if His Majesty attends His Court in Lisbon). II – Vida de João de Barros (Life of João de Barros). III - Das partes que há de haver na linguagem para ser perfeita, e como a portuguesa as tem todas, e algumas com eminência de outras línguas (Of the parts that language must have in order to be perfect, and how Portuguese has them all, and some with the eminence of other languages). IV – Vida de Luis de Camões (Life of Luís de Camões). V - Com que condições seja louvável o exercício da caça (Under what conditions the exercise of hunting is praiseworthy). VI - Vida de Diogo do Couto (Life of Diogo do Couto). VII - Sobre a origem e grande antiguidades das vestes que usa por hábito Eclesiástico o clero de Portugal (On the origin and great antiquity of the vestments worn by the clergy of Portugal as an ecclesiastical habit).

Manuel Severim de Faria (Lisbon, 1584 - Évora, 1655) was a Catholic priest, historian, archaeologist, numismatist, genealogist and is considered a classical writer of the 16th century. He was a canon and chancellor of the Cathedral of Évora and attended the University of Évora, where he studied arts and theology. He was also a passionate bibliophile whose bookshop contained a large number of rare printed and manuscript works. He wrote a large number of notable works, mostly historiographical.

Andries Pauwels or Andries Pauli (circa 1600 - 1639) was a 17th-century Flemish draughtsman and engraver, mainly known for his work as a graphic artist and illustrator, consisting mainly of various themes depicting biblical subjects and individual and historical scenes.

Referências/References:

Inocêncio XVI, 106.
Azevedo e Samodães, 3167.


Temáticas

Referência: 0907CS022
Local: M-9-C-11


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