RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78923

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LINNÉ. (Carl von) SPECIES PLANTARUM,

CAROLI LINNÆI Equitis Aur. de Stella Polari, Archiatri Regii, Med. & Botan. Profess. Upsal. Acad. Paris. Upsal. Holmens. Petropol. Berol. Imperial. Bernens. Londin. Anglic. Edenburg. Monspel. Tolos. Florent. Soc. SPECIES PLANTARUM, Exhibentes Plantas Rite Cognitas ad GENERA RELATAS, cum Differentiis Specificis, Nominibus Trivialibus, Synonymis Selectis, Locis Natalibus, Secundum SYSTEMA SEXUALE Digestas Tomus I [Tomus II]. Editio Tertia. Vindobonae. Typis JOANNIS THOMÆ de TRATTNER, Cæs. Reg. Aulæ. Typographi et Bibliop. M DCC LXIV [1764].

2 volumes in 8.º de 20,5x13 cm. Com [xiv], 784; [ii], 785-1682, [lxv] págs. Encadernações da época inteiras de pele, com rótulos, nervos e ferros a ouro em casas fechadas na lombada. Apresenta o corte das folhas carminado.

Exemplar com alguns esfacelamentos nas pastas e falhas nas coifas, principalmente nas superiores. A folha de guarda anterior do primeiro volume encontra-se solta. Contém 2 carimbos oleográficos sobre as folhas de rosto, sendo um de posse (José Manuel d'Assumpção) com quota, e o outro armoriado (Casa de Lafões).

Consta das últimas 64 páginas não numeradas: um índice remissivo de classificação por géneros; um índice remissivo de sinónimos; um índice de nomes vernáculos latinos, ou triviais na tradição romana (nomina trivialia), que são a base etimológica de muitos vocábulos portugueses.

Carolus Linnaeus (Rashult, 1707 - Uppsala, 1778) - em português Carlos Lineu, em sueco, após nobilitação, Carl von Linné - foi um botânico, zoólogo e médico, reconhecido pela formalização da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi também um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Formou-se em medicina, na Holanda, e foi aí que publicou duas das suas obras mais importantes, Systema Naturae em 1735 e Genera Plantarum em 1737.

O Genera Plantarum foi considerado por Lineu como a sua maior realização taxonómica. Com este livro explorou, na botânica, o sistema de nomenclatura binomial, apresentado em 1735 com o livro Systema Naturae. Propunha que os animais e plantas fossem sempre batizados com um nome formado por duas palavras: a primeira identifica o género à qual a espécie pertence, a segunda identifica a espécie dentro do género e restritivo específico. Em contraste com os sistemas baseados em divisões arbitrárias, o Sistema de Lineu poderia acomodar o número crescente de novas espécies - que, não raro, possuíam características morfológicas diferentes das conhecidas - que chegavam à Europa a partir das colónias e do comércio transoceânico.

Apesar das vantagens deste sistema de nomenclatura, os nomes binomiais só foram aplicados consistentemente na impressão por Lineu após a publicação de Species Plantarum, em 1753. Esta representou uma grande evolução em relação às descrições polinomiais que eram normalmente utilizadas. A primeira edição de Species Plantarum (em conjunto com a edição de 1754 de Genera Plantarum) foi internacionalmente aceite como ponto de partida na nomenclatura de plantas floríferas. Lineu descreve 6000 espécies de plantas, todas elas organizadas pelo sistema binomial.


Temáticas

Referência: 0909JC126
Local: I-79-G-3

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters