RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



REPERTORIO DAS ORDENS DO DIA DADAS AO EXERCITO PORTUGUEZ DESDE 15 DE MARÇO DE 1809 ATE’ 5 DE ABRIL DE 1830, [ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA ARMORIADA D. MIGUEL.]

Concernentes á Organização, Economia, Disciplina, Policia, Serviço, Saúde, Justiça Criminal: acrescentado de muitos e interessantes Artigos de Legislação Pátria, extrahidos das Ordenações do Reino, Cartas de Lei, Provisões, Regimentos, Pragmáticas, Estatutos, Alvarás, Decretos, Regulamentos, Cartas Regias, Resoluções, Portarias, e Avisos com relação ao Estado Militar e presentemente em vigor. DEDICADO, OFERECIDO E CONSAGRADO AO MUITO ALTO [sobrecarga negra omite os títulos e o nome do rei] SENHOR D. MIGUEL I. Pelo Major do Real Côrpo d’Engenheiros, JOÃO CRISOSTOMO DO COUTO E MELO. NA TIPOGRAFIA DE BULHÕES. ANNO 1830.

In 4º (de 20x15 cm) com 376 pags.

Encadernação da época inteira de chagrin vermelho, com finos ferros a ouro na lombada bem como nas cercaduras das pastas com motivos florais e nos respectivos super libris armoriados executados a partir dos punções da Casa Real. Corte dourado por folhas.

INOCÊNCIO III, 349 e X, 224: “João Chrysostomo do Couto e Mello, Cavalleiro da Ordem de S. Bento de Avis, Bacharel formado em Mathematica pela Universidade de Coimbra (cujo primeiro anno cursou no de 1799 a 1800) Professor no R. Collegio Militar, Director das Escholas militares de primeiras letras Membro correspondente da Sociedade de Instrucção elementar de Paris, etc. Foi natural de Lamego, e filho de José do Couto n. provavelmente pelos annos de 1778. Tendo-se mostrado partidario das idéas liberaes em 1820, foi depois um dos mais fervorosos defensores da causa do sr. D. Miguel, a quem serviu até á convenção d'Evora-monte. Creio que poucos annos sobreviveu á terminação da lucta civil, falecendo, segundo ouvi dizer, pelos annos de 1838. Acerca dos seus trabalhos e serviços prestados como director das escolas militares, utilissima instituição creada em 1815, veja se o sr. José Silvestre Ribeiro, na Historia dos estabelecimentos scientificos. DIC. BIBLOG. MILITAR: PORTUGUÊS TOMO II, 410: “trata-se de uma colecção de todas ordens do dia referente ao exercito de sua Magestade El-Rei D. Miguel I relativamente ao ano de 1830. Obra deveras importante para a história do exercito português durante a chamada guerra civil entre liberais e miguelistas, que só veio a terminar em 1834. As ordens são emanadas directamente por D. Miguel”. Estas ordens do dia contêm ainda toda a principal legislação respeitante à administração corrente do reino como, por exemplo, a criação da primeira escola veterinária (pag. 323) com todos os seus institutos, regulamentos e funcionamento interno diário.


Temáticas

Referência: 0910JC186
Local: M-9-C-2

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters