RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79714

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CARVALHO. (João Jorge) GATICANEA, OU CRUELISSIMA GUERRA ENTRE OS CÃES, E OS GATOS, DECIDIDA EM HUMA SANGUINOLENTA BATALHA Na grande Praça DA REAL VILLA DE MAFRA.

OU CRUELISSIMA GUERRA ENTRE OS CÃES, E OS GATOS, DECIDIDA EM HUMA SANGUINOLENTA BATALHA Na grande Praça DA REAL VILLA DE MAFRA. ESCRITA Por… LISBOA Na Officina Patr. De FRANCISCO LUIZ AMENO. M.DCC.LXXXI. [1781].

In 8º (de 16x10 cm) com (iv)-xi-126-(i) pags.

Encadernação da época inteira de pele mosqueada com ferros a ouro na lombada.

Exemplar com uma página volante no fim com a indicação da colocação correcta das estampas destinada ao encadernador e que era normalmente retirada pelo mesmo.

Ilustrado com três mágnificas gravuras a buril em extra texto assinadas por Godinho: “Estampa primeira: frontispício representando o cão de nome Maluco dominando os gatos seus inimigos com vista panorâmica do vale de Mafra. Estampa segunda desdobrável (com reparações no verso das dobras) representa a cozinha do Convento em pleno funcionamento. Estampa terceira representa a monumental fachada do Convento de Mafra no “exacto momento da cruelissima Guerra entre os Cães e os gatos na Real Praça da Villa de Mafra.”

Primeira edição.

Inocêncio III, 389. “a cujo respeito trabalho em vão desde muitos annos por adquirir noticias, estando quasi desenganado da possibilidade de alcançal-as - Segunda edição, Lisboa, 1817. 8.º - Terceira edição, ibi, na Offic. de João Nunes Esteves 1828. 8.º.” (…) “Este poema heroi-comico em quatro cantos, escripto em versos hendecasyllabos pareados, e no gosto pouco mais ou menos da Batrachomyomachia attribuida a Homero, não é de todo destituido de merito, na opinião de criticos competentes, e denuncia em seu auctor tal qual ingenho e vêa poetica. A prova de que agradou ao publico é, terem-se d’elle feito não menos de tres edições no lapso de cincoenta annos, ao passo que obras de valia incomparavelmente mais subida atravessam entre nós um seculo, e ás vezes dous, sem gosarem do beneficio da reimpressão! Se não houve engano quanto á menção da edição da Gaticanéa (n.º 389) feita em 1817, existe uma datada de 1846, em tudo igual a primeira. É de Lisboa, na imp. Regia, em 8.º de 114 pag. Ácerca da Gaticanea  veja-se o sr. Theophilo Braga nos Estudos da idade media, pag. 247 e 248. - A terceira edição, feita em 1828, Esta edição, cujas estampas estão gastas nas chapas, é incorrecta no texto, a começar pelo frontispicio, onde se imprimiu Dedicada em vez de decidida, etc., etc.”


Temáticas

Referência: 0911LM038

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters