RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DUTRON, J. B. LA LÉGENDE DE SAINTE URSULE [ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA]

Princesse Britannique et ses onze mille vierges. D’Après les anciens tableaux de l’église de Sainte-Ursule a Cologne reproduits en chromolitographie. Publié par F. Kellerhoven, texte par J. B. Dutron. Planches et texte inèdits. Chez l’Auteur. Impressions lithochromiques par Hangard Maugé. Typographie par Simon Raçon. Paris. 1860. [1863]

In fólio de 30x23 cm. Com 19, 194, [2] pags.

Encadernação da época inteira de chagrin vermelho com nervos, finos ferros a ouro na lombada, seixas e as pastas com filtes duplos e ferros rendilhados decorativos tendo ao centro em ambas as pastas o super-libris com o brasão armoriado do Papa Pio IX. (1846-1878). Corte das folhas dourado.

Ilustrada por 21 cromolitografias numeradas, extratexto, a cores e ouro ao gosto dos livros de horas iluminados reproduzindo os quadros medievais de autor anónimo existentes na Igreja de Santa Úrsula em Colónia. Inclui também 1 fronstispício em cromolitografia, o fac-simile do breve papal, e uma reprodução a duas cores de uma inscrição latina do V ou VI Século. Tudo litografado por F. Kellerhoven e Cromolitografado por Hangard-Maugé. A reprodução a duas cores é de Lemercier.  

Exemplar apresenta leves manchas devidas a oxidação natural do papel.

Obra de grande primor no trabalho tipográfico e de encadernação. Todo o texto referente à lenda da princesa e das suas onze mil virgens, esta regrado por uma bela tarja xilografica, onde se conta a história do nascimento, infância e martírio de Santa Úrsula.

Contém um breve dirigido a F. Kellerhoven, editor e autor das cromolitografias, datado de Roma, 14 de Março de 1863, com a bênção apostólica do Papa Pio IX salientando “a paciência, a habilidade e a perfeição na execução desta magnífica obra.”

Integra a história de Santa Úrsula e um apêndice dividido em quatro partes nas quais o autor reflecte sobre os critérios para a analise de antigas biografias de santos, analisa as obras publicadas sobre Santa Úrsula , descreve numerosas obras de arte inspiradas pela santa e dá algumas notas relativas ao texto.   

Segundo algumas fontes tardias Úrsula seria filha de Théonoto, rei da Irlanda, ao longo da sua vida de santidade, manteve-se pura, nobre, humilde e com doutissimos conhecimentos das Santas Escrituras, foi martirizada pelo Hunos, em 381, juntamente com as suas companheiras. O seu culto teve uma enorme expansão por todo a Europa, existindo confrarias e congregações religiosas com a sua inspiração e um enorme impacto na arte (ver Retábulo no Museu de Arte Antiga, em Lisboa) mas as fontes contemporâneas são escassas e algo confusas levando a que por prudência o Papa Paulo VI, cerca de 1969, tenha retirado o seu nome da lista dos santos. Este facto não significa que se declare que ela não existiu nem que não possa ser de objecto de culto particular, é apenas para garantir que sobre as biografias dos santos incluídos na lista oficial da Igreja Católica, não existam quaisquer dúvidas. 

Papa Pio IX. (1792-1878) exerceu o cargo durante 31 anos, o mais longo papado depois de S. Pedro e um dos mais importantes tendo reunido o Concílio Vaticano I e proclamado o dogma da Imaculada Conceição.

 Book bounded in red marroquin, tooled in the spine and in the framework of folders with double decorative lines and super-libris with armored coat-of-arms of Pope Pius IX (1846-1878) on both folders. Finishing of the leaves with blue and decorative gold. Masterpiece of typographical work and bookbinding. Chromolithographies printed separately - colored and goldened stamps - inspired on the illuminated books of hours.

Copy stained with natural foxing of the paper.

The story tells the legend of the Eleven Thousand Virgins, which tells the story of the birth and childhood of the daughter of Théonoto of Ireland, and her life of holiness and knowledge of Holy Scripture. The text is ruled by beautiful stripe woodcuts.

Referência: 1006JC065
Local: FR-4-D-23


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters