RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MANUSCRITO - SEC. XIX - CARTA DE TÍTULO DE CONSELHEIRO DE SUA MAGESTADE.

Carta de mercê da Rainha D. Maria II ao Desembargador João Rodrigues de Brito do Título do Meu Conselho por Decreto de 3 de Junho de 1835.

Fólio duplo em pergaminho. Assinado pela Rainha D. Maria II e selado com o selo branco pendente das Armas Reais em fita azul com margens brancas.

O Juiz João Rodrigues de Brito - conhecedor profundo de Adam Smith e J. B. Say - escreveu cartas económicas e sóciais sobre a economia brasileira, defendendo o liberalismo e procurando o fim do intervencionismo e do proteccionismo do estado, nomeadamente o fim dos monopólios, a livre circulação, livre concorrência dos mercados brasileiros e o fim da escravatura no Império Luso-Brasileiro.

Ref.: Rodrigues de Brito (João) e Inácio António Fonseca Benevides. Cartas economico-politicas sobre a agricultura e comércio da Bahia. Lisboa. Imprensa Nacional, 1821.

Inocêncio IV, 29: "João Rodrigues de Brito, Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Desembargador da Casa da Supplicação, depois de ter exercido outros cargos de magistratura em Portugal e no Brasil. Foi Deputado ás Côrtes constituintes em 1821. N. em Evora, e teve por irmão o dr. Joaquim José Rodrigues de Brito, do qual se faz menção no presente volume. Creio que morreu entre os annos de 1828 e 1833. 1251) Cartas economico-politicas sobre a agricultura e commercio da Bahia. Dadas á luz por I. A. F. Benevides, etc. Lisboa, Imp. Nacional 1821. 4.º de VIII-105 pag. O dedo do gigante…. Lisboa, na Imp. Nac. 1821. Opusculo de que só se tiraram 150 exemplares. D"elles não pude vêr algum até agora, e affigura-se-me que talvez o auctor tomasse depois a deliberação de supprimil-os, reconsiderando sobre o assumpto que occasionára tal publicação. Vem alguns discursos seus nos Diarios das Côrtes de 1821 e 1822, e na Galeria dos Deputados, a pag. 191 e seguintes, o juizo critico ácerca do modo como desempenhára o mandato dos seus constituintes no congresso de que fez parte".


Temáticas

Referência: 1105JC092
Local: M-15-A-13

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters