RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79731

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CARTAS DISTRITAIS DAS ESTRADAS NACIONAIS.

Serviço de Cadastro. Repartição Técnica. Direcção dos Serviços de Conservação. J. A. E. - Junta Autónoma das Estradas. Lisboa. 1947.

In fólio máximo (de 61x86 cm) com 19 cartas de página dupla montadas em tela, coloridas manualmente e assinadas em fac-simile (ozalid).

Colecção de cartas cadastrais dos trabalhos rodoviários executados e a executar ilustrados em 18 cartas na escala 1 / 200.000. e em 1 carta na escala 1 / 50.000 (carta de pormenor da cidade de Lisboa).

Impressões obtidas em papel ozalid, dito processo em ozalid (ver descrição dete processo adiante).

Autores mencionados no canto inferior dos mapas: desenhadores Celso Rodrigues e António Cristino, mapas concluidos por Celestino Teixeira; e sob a responsabilidade do engenheiro Silva Carvalho.

Encadernação da época executada pelos próprios serviços em tela (dita pele diabo) com rótulo vermelho sobre a na pasta anterior com a designação do título da colecção.

A colecção de mapas apresenta exclusivamente os distritos de Portugal continental. As cartas distritais contêm uma legenda com «Convenções»; e apresentam mapas de pormenor  (esquemas radiais) com detalhes das aproximações rodoviárias às principais localidades. Cada mapa apresenta um conjunto de legendas que apresentam alguma variação nos seus items/icones geográficos. Os icones encontram-se coloridos manualmente a guache (ou aguarela espessa) com um enorme detalhe no interior de cada pequeno simbolo. Os mesmos distribuem-se pelo interior das respectivas cartas com igual qualidade de execução manual. As estradas e os limites de cada distrito encontram-se igualmente delineadas a guache colorido com a respectiva convenção geográfica.

As convenções geográficas são as seguintes:

Farol, Farolim, Porto de pesca, Praia, Abrigo, Casa de cantoneiros (simples e duplas), Pousada, Base naval, Termas, Ruinas arqueologicas, Pontes, Antes, Minas, Socorros médicos, Castelos, Campos de aviação, Pontos de vista (miradouros), Barragem construída, Barragem projectada, Antiga estrada nacional desclassificada, mas ainda a cargo da JAE para efeitos de conservação., Estrada principal, Estrada de 1ª classe, Estrada de 2ª classe, Estrada de 3ª classe, Estrada em construcção, Estrada em estudo.

Notar no mapa de Lisboa a previsão da construção da autoestrada para Cascais e da CREL.

Ozalid [marca registada] é um processo de impressão fotossensível, possível das imagens serem obtidas por contacto das telas de aquitectura que foram inicialmente elaboradas em papel vegetal, sendo a revelação das folhas de ozalid feita através do processo químico. Este processo foi pela primeira vez registado na Alemanha em 1923 e nos EUA em 1929. O processo químico da impressão obtêm-se com a exposição à luz ultravioleta e ao gás amoníaco. O papel ozalid permite reproduzir a imagem monocromática de um original em negativo, em fotolito ou filme, em papel vegetal ou em outro tipo de transparência. Este sistema poupava o recurso à complexa impressão em offset. Assim a impressão neste papel passou a ser sinónimo da última prova de um trabalho antes de ser definitivamente impresso, isto é, antes de se fabricar a chapa que dará entrada nas máquinas de offset. Com a introdução, nos primeiros anos do Séc. XXI, dos sistemas computadorizados, sem precisar de fotolitos, as provas em ozalid desapareceram e foram substituídas por impressões digitais.

Este atlas das Cartas Distritais poderá tratar-se de um trabalho final para impressão tipográfica, entretanto não efectuado.


Temáticas

Referência: 1107CS027

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters