RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA DE FIGUEIREDO. (António) ANALYSE DA PROFISSÃO DE FÉ DO SANTO PADRE PIO IV.

Por… Deputado da Real Meza da Commissão Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros. LISBOA, NA OFFIC. DE SIMÃO THADDEO FERREIRA. ANNO M. DCC. XCI. [1791].

In 8º gr. (de 21x15 cm) com 92 págs. Encadernação com lombada e cantos em pele natural.

Exemplar com vestígios de manchas de humidade e oxidação nas primeiras e últimas páginas e apresentando um ex-libris oleográfico da Biblioteca da Casa Palmela.

Ref.: Inocêncio I, 223 e VII, 227: “Padre António Pereira de Figueiredo (1.º), da Congregação do Oratório de Lisboa, da qual saiu em 1769 para o estado de Presbítero secular, Deputado da Real Mesa Censória, Sócio da Acad. Real das Ciências de Lisboa, havido por um dos maiores latinistas da Europa no século passado [Séc. XVIII], e celebre pelos seus escritos teológicos e por sua incontestável e profunda erudição, nasceu na Vila de Mação, comarca de Tomar, em 1725. Morreu em 1797, na Casa de N. S. das Necessidades, onde já vivia recolhido como hóspede desde 1785.

A Analyse da profissão de fé de Pio IV foi condenada em Roma pela Congregação do Index, por decreto de 20 de Janeiro de 1795, como já o haviam sido anteriormente outras obras de Pereira, e nomeadamente as suas Theses de suprema Regum por outro decreto de 16 de Junho de 1766. A propósito da Analyse, o sr. dr. Cândido Mendes de Almeida no seu Direito Civil Ecclesiastico Brasileiro, tomo I, pag. 1293, traz a respeito dela alguns factos curiosos, e o parecer que relativamente á mesma obra dera ao Ministro de Estado D. Rodrigo de Sousa Coutinho o Arcebispo D. Fr. Manuel do Cenáculo, então ainda bispo de Beja. Pela minha parte acrescentarei, segundo as informações que tenho, que na Bibl. Eborense existe o exemplar da Analyse, que Pereira oferecera a Cenáculo, com carta datada de 17 de Maio de 1791, á qual se acha junto o rascunho da resposta do bispo, agradecendo ao autor, e louvando muito o livro, pelo modo como desfiando separa linhas brancas e pretas”.


Temáticas

Referência: 1108JC125
Local: I-35-A-31

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters