RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VILLELA DA SILVA. (Luiz Duarte) OBSERVAÇÕES CRITICAS SOBRE ALGUNS ARTIGOS DO ENSAIO ESTATISTICO DO REINO DE PORTUGAL E ALGARVES

Publicado em Paris por Adriano Balbi. Seu auctor...  Presbytero secular, Thesoureiro mór da Real e Insigne Collegiada de Santa Maria da Alcaçova da Villa de Santarem, Cavalleiro das Ordens de Christo, e de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa. e Censor Regio. Lisboa. Na Impressão Regia. Anno 1828.

In 8º gr. (de 21x16 cm.) com 137-(i) págs. Brochado.

Exemplar por aparar, apresentando margens generosas.

Inocêncio V, 284; XV, 322; V 191; e I, xlix (Fonte do Dicionário Bibliográfico): "Luis Duarte Vilela da Silva, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Presbitero secular, Tesoureiro--mór da colegiada de Santa Maria de Alcáçova em Santarém, e depois Cónego da Basílica de Santa Maria--maior, em cujo exercicio foi a final aposentado por sua edade e moléstias. Nasceu na vila de Celorico da Beira em 1761, e morreu em 1842 ou 1843, variando neste ponto as informações que obtive.

Observações críticas sobre alguns artigos do «Ensaio estatistico do reino de Portugal e Algarves» publicado em París por Adriano Balbi. Lisboa, Imp. Regia 1828. 4.o de 137 pag. Empreendeu esta obra, ao que se vê, estimulado sobretudo de que o geografo veneziano não fizesse dele menção alguma no seu Ensaio, tendo-a feito de tantos, que o conego havia por muito inferiores á sua propria pessoa em literatura e erudição. E note-se que o sr. Conde de Raczynski não lhe foi também demasiadamente favoravel no conceito que dele apresenta a pag. 303 do seu Dictionn. Hist. Art. de Portugal, acusando-o de falto de conhecimentos, e de mau gosto em objectos de artes, etc. O certo é que, para a composição das Observações críticas, Villela impoz uma especie de contribuição aos seus amigos e conhecidos, solicitando deles os diversos artigos com que preencheu a obra que depois publicou com o seu nome. Afóra o que lhe forneceram Stockler, e outros, é para notar que o artigo que versa sobre a lingua portuguesa fôra todo devido á pena de Pedro José de Figueiredo, como se mostra do autografo, por este escripto, que existe ainda hoje em poder do sr. A. J. Moreira".


Temáticas

Referência: 1110IM337
Local: I-6-E-16


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters