RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MORAES SILVA. (António de) DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUEZA. [8.ª EDIÇÃO]

Por Antonio de Moraes Silva (Natural do Rio de Janeiro). Oitava edição revista e melhorada. Impresso em Lisboa por Adolpho, Modesto & Cª Impressores. Editora – Empreza Litteraria Fluminense de A. A. da Silva Lobo. Sede – Rio de Janeiro. Succursal - Lisboa. 1889 e 1891.

2 volumes de 30x22 cm. Com 882; 1067 págs. Encadernações da época inteiras de pele marmoreada com ferros a ouro nas lombadas e nos rótulos. Impressão do texto a três colunas.

Exemplar com manchas de oxidação nas folhas preliminares e das Págs. 879 à folha de guarda posterior e dedicatória de posse a lápis na folha de rosto do volume I; manchas de humidade na folha de guarda e folha de anterrosto e dano na página 9 e 10 do volume II; etiqueta do encadernador no verso da pasta anterior de ambos volumes.

A primeira edição desta obra ocorreu em Lisboa, na Oficina de Simão Thaddeo Ferreira no ano de 1789; e  pretendeu ser a súmula do primeiro dicionário português escrito por Rafael Bluteau. Moraes Silva introduziu o lexico colonial e nativo em uso no Brasil.

Inocêncio I, 209 e XXII, 323: “António de Moraes Silva bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra, seguiu a carreira da magistratura, e sendo despachado para o Brasil, servia, dizem, o cargo de desembargador na relação da Baía quando, por motivo de desgostos que teve com o chanceler, resignou o lugar, e retirou se pare Pernambuco. Aí adquiriu algumas propriedades, e tornando-se Senhor d"Engenho, teve a patente de Capitão-Mór do Recife e coronel de milícias de Moribeca. Por ocasião da Revolução Republicana em 1817, o povo nomeou-o membro do Governo Provisório; porém ele recusou tomar parte nos acontecimentos, conservando-se a eles completamente estranho. Foi natural da cidade do Rio de Janeiro, e nasceu provavelmente entre os anos de 1756 e 1758. Morreu em Pernambuco em 1825, contando pelo meu cálculo de 67 a 69 annos. O pouco que há de averiguado para a sua biografia pode ler-se na Revista trimensal do Instituto do Brasil, tomo XV pág. 244.


Temáticas

Referência: 1110JC052
Local: I-115-I-35


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters