RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78929

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOARES DE RESENDE. (Padre Sebastião) [1º BISPO DA BEIRA] O SACRIFÍCIO DA MISSA EM D. FREI GASPAR DO CASAL.

[Por] Sebastião Resende. Doutor em Filosofia e licenciado em Teologia e Ciências Sociais, Vice-Reitor e Professor do Seminário do Pôrto. Livraria Tavares Martins. Porto. 1941.

De 24x16 cm. Com xlii, 196, [ii] págs. Brochado.

Exemplar com títulos de posse no anterrosto, sendo um deles do cónego Isaías da Rosa Pereira e capas de brochuras plastificadas.

As páginas preliminares e as finais contêm prefácio, fontes, bibliografia, explicação de algumas siglas, índice onomástico, índice das matérias e erratas.

Muito profunda, inovadora e rigorosa tese de doutoramento, que consiste na análise do pensamento de D. Frei Gaspar do Casal, um dos mais notáveis teólogos portugueses, sobre um dos temas centrais da fé cristã - a celebração da missa e o seu significado, contextualizado com a consideração do pensamento dos teólogos seus contemporâneos e de todo o mundo.

A tese baseia-se na análise e interpretação de uma vasta bibliografia, além das duas obras escritas por Frei Gaspar do Casal, publicadas enquanto esteve no Concílio de Trento, com os seguintes títulos: De Sacrificio Missae et sacrosanctae Eucharistiae celebratione per Christum. Venetiis. 1563 e De Coena et Calice Domini quoad laicos et clericos non celebrantes. Venetiis. 1563.

Frei Gaspar do Casal (Santarém, 1510? - Coimbra, 1584) foi um grande teólogo que se tornou-se notável pela sua participação na 3ª fase do Concílio de Trento entre 1562 e 1563. Professou na Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho em 1526, doutorou-se em Teologia, na Universidade de Coimbra, em 1542 e foi Lente de Filosofia na mesma Universidade. Foi nomeado, por D. João III, pregador régio, confessor do Príncipe D. João e Presidente da Mesa da Consciência. Em 1551 apresentado para Bispo do Funchal, por D, João III, com confirmação do Papa Júlio III, regeu a sua diocese a partir de Lisboa. Foi nomeado Bispo de Leiria pelo Papa Paulo IV em 1557 e em 1579 passou a ser Bispo de Coimbra, onde faleceu.

D. Sebastião Soares de Resende (Milheirós de Poiares, 1901 - Beira, Moçambique, 1967) foi uma das mais ilustres e notáveis figuras da igreja católica no século XX, tanto pela sua carreira académica e de investigador, que levou à produção de obras cimeiras sobre a história da filosofia e da teologia em Portugal, como principalmente pela forma verdadeiramente brilhante e extraordinária como exerceu o múnus de 1º Bispo da Beira, em Moçambique, de 1943 a 1967, deixando, entre o povo moçambicano, uma memória indelével da sua corajosa e firme defesa dos direitos da Igreja e dos direitos humanos, numa época de grandes dificuldades.


Temáticas

Referência: 1112CC028
Local: I-10-E-20


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters