RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79715

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



AUCTARIUM CHARTULARII UNIVERSTATIS PORTUGALENSIS.

Volume I (1506-1516). Volume II (1516-1529). Volume III (1529-1537). Documentos coligidos e publicados por A. Moreira de Sá. Instituto de Alta Cultura/Instituto Nacional de Investigação Científica. Lisboa. 1973-1979.

Obra em 3 volumes de 30x23 cm. Com XII-447, XV-552 e XVI-464 págs. Brochados.

Ilustrados em extra-texto, sobre papel couché, reproduzindo a preto e branco vários documentos contidos nos «Livros da Universidade de Lisboa […]».

Exemplar por abrir.

Obra de referência no âmbito da historiografia portuguesa em que se reproduzem na íntegra os dois tomos dos códices designados «Livros da Universidade de Lisboa». Estes manuscritos, que compulsam documentos produzidos entre 1506 e 1537, destacam-se pela sua antiguidade - são os mais antigos deste género em Portugal - possibilitando ao leitor a reconstituição de um dos períodos mais brilhantes da Universidade e, familiarizando-o com questões de natureza pedagógica, administrativa e social.

A sua publicação serve de complemento à edição do Chartularium Universitatis Portugalensis, constituíndo, por essa razão, uma das iniciativas literárias mais aguardadas e importantes da historiografia portuguesa do século XX. 

A leitura atenta das actas, acordos, assentos, termos de exame, entre outros documentos, permite desvelar informações de pendor histórico de grande interesse acerca da Universidade Medieval, tais como: quem foram os mestres que nela ensinaram e os alunos que ali se graduaram, a forma como eram cumpridos, ou não, os Estatutos, as provas necessárias para obter grau de doutor ou licença para exercer a profissão de médico, entre outras.

Estes documentos, paleografados por Guilherme Bernardino são de suma importância para a desvalorização de teses historiográficas que advogam a caducidade da Universidade de Lisboa no século XVI, corroborando a imagem de uma cidade não apenas propícia ao estudo como, sobretudo, cheia de vida (assim a descreve o autor). 

Esta obra pesa mais de 6 Kg. e está sujeita a cobrança de portes adicionais. / This work weighs more than 6 Kg. and is subject to extra shipping charges.


Temáticas

Referência: 1201JC134
Local: I-26-C-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters