RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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VENTURA DA SILVA. (Joaquim José) REGRAS METHODICAS PARA SE APRENDER A ESCREVER [1819]

Os Caracteres das Letras Ingleza, Portugueza, Aldina, Romana, Gotica-Italica, e Gotica-Germanica; Acompanhadas de Hum Tratado Completo de Arithmetica. Offerecidas Ao Augustissimo Senhor D. PEDRO PRINCIPE REAL DO REINO UNIDO De Portugal, Brazil, e Algarves. Compostas Por Joaquim Jose Ventura da Silva, Professor de Escrita, e Arithmetica. Segunda Edição accrescentada, correcta, e augmentada de novas Estampas. LISBOA: NA IMPRESSÃO REGIA Anno 1819. Com Licença.

In 8.º de 18x12 cm. Com 370 págs.

In 8.º 18x12 cm. Com 370 págs. Encadernação da época inteira de pele, com ferros a ouro e título também a ouro em rótulo negro na lombada. Cortes das folhas pintados a azul.

Ilustrado com uma gravura em anterrosto com o retrato em meio corpo do autor desenhado por Henrique José da Silva, irmão do autor, em 1803 e aberto em chapa de metal por Gregório Francisco de Queiroz.

Exemplar com falta de pele junto à coifa na lombada e cantos das pastas um pouco desgastados, com ex-libris dos Condes do Bonfim e um pequeno título de posse manuscrito pelo 4.º Conde (J. F. de Melo) na folha de rosto do livro.

2.ª Edição desta obra, publicada em separado, mas destinada a acompanhar o atlas de caligrafia composto por 43 estampas gravadas a buril e impressas em 1803 (quando da 1ª edição desta obra) que segundo Inocêncio é o melhor que possuímos no seu género.

A obra sobre caligrafia é composta por uma Notícia prévia sobre a utilidade, origem e invenção da escrita, com 5 capítulos e as regras metódicas com 17 capítulos. Na primeira Ventura da Silva descreve os caracteres usados em Portugal desde a fundação até aos fins do século XVIII e os princípios a que deve obedecer uma boa escola de caligrafia Na segunda descreve com grande pormenor todas as questões relativas à escrita e aos meios que eram usados para escrever, a maneira de aparar e pegar nas penas, ensinando até duas receitas para fazer tinta.

O tratado de aritmética, constituído por 11 capítulos, explica a principais operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir, com tabuadas, as operações com fracções, os números complexos, as regras de três, os cálculos de juros, a redução do papel Moeda a metal, assim com as equivalências entre as moedas, pesos e medidas usados na época em Portugal.

Joaquim José Ventura da Silva (Lisboa, 1777 - 1849) Professor de instrução primária e secundária, e um dos melhores calígrafos portugueses. O seu irmão, Henrique José da Silva, é dos mais importantes pintores do século XIX.

Além deste álbum e dos livros que referimos acima, Ventura da Silva é autor das seguintes obras: Orthographia da lingua portugueza, reduzida a regras geraes e especiaes. Com um appendice, e um novo methodo de ensinar e de aprender a ler o portuguez. Lisboa, Imp. Nacional 1834; e Descripção topographica da nobilissima cidade de Lisboa, e plano para a sua limpeza e conservação da saude de seus habitantes: com um mappa corographico das parochias e sua população. Lisboa, Imp. de Militão José &C.a 1835.

 In octavo. 18x12 cm. 370 pp. Contemporary full leather binding, with gilt tools and title also in gold in black label on spine. Blue edges.

Illustrated with an engraving facing the title page with a half-length portrait of the author drawn by Henrique José da Silva, the author"s brother, in 1803 and etched in metal plate by Gregório Francisco de Queiroz.

Copy with missing leather near the spine and slightly worn corners of the boards, with an ex-libris of the Counts of Bonfim and a small handwritten ownership title by the 4th Count (J. F. de Melo) on the title page of the book.

2nd Edition of this work, published separately, but intended to accompany the atlas of calligraphy composed of 43 engraved prints and printed in 1803 (when this work was first published) which, according to Inocêncio, is the best we have of its kind.

The work on calligraphy consists of a Notícia prévia on the usefulness, origin and invention of writing, with 5 chapters, and the Regras Metódicas with 17 chapters. In the first Ventura da Silva describes the characters used in Portugal from its foundation until the end of the 18th century and the principles that a good school of calligraphy should obey. In the second he describes in great detail all the issues relating to writing and the means that were used to write, the way to trim and pick up quills, and even teaches two recipes for making ink.

The arithmetic treatise, made up of 11 chapters, explains the main operations of adding, subtracting, multiplying and dividing, with tables, operations with fractions, complex numbers, the rules of three, interest calculations, the reduction of paper money to metal, as well as the equivalences between the coins, weights and measures used at the time in Portugal.

Joaquim José Ventura da Silva (Lisbon, 1777 - 1849) Primary and secondary school teacher and one of the best Portuguese calligraphers. His brother, Henrique José da Silva, was one of the most important painters of the 19th century.

In addition to this album and the books mentioned above, Ventura da Silva is the author of the following works: Orthographia da lingua portugueza, reduzida a regras geraes e especiaes. Com um appendice, e um novo methodo de ensinar e de aprender a ler o portuguez. Lisboa, Imp. Nacional 1834; e Descripção topographica da nobilissima cidade de Lisboa, e plano para a sua limpeza e conservação da saude de seus habitantes: com um mappa corographico das parochias e sua população. Lisboa, Imp. de Militão José &C.a 1835.

Referências/References:

Jorge Manuel dos Reis Tavares Duarte - Três movimentos da letra: o desenho da escrita em Portugal. Tese de doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes. 2008.
Ernesto Soares - História da Gravura Artística, II, 1546, o retrato.
Arquivo Bibliográfico, Tomo I, n.º 2, 2369 (com 43 fólios).
Fernandes Tomás, 5377.
Monteverde, 5519 (livro, na edição de 1819, acompanhado do Atlas, com 32 folhas, com falta de algumas.
Inocêncio IV, 114 e XII, 99.


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Referência: 1204JC070
Local: M-3-A-2


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