RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

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VENIO, Otho. THEATRO MORAL DA LA VIDA HUMANA.

EN CIEN EMBLEMAS CON EL ENCHIRIDION DE EPICTETO, Y LA TABLA DE CEBES, PHILOSOFO PLATONICO. [Vinheta dos impressores]. EN AMBERES, Por HENRICO Y CORNELIO VERDUSSEN. Año M. D. CCI. [1701].

In fólio (de 35x24 cm) com [14(de 16)]-207-27-[8]-50-[1] pags.

Encadernação da época em pergaminho flexível com título manuscrito na lombada.

Cópia com falta da última página inumerada, de índice.

Profusamente ilustrado no texto e com uma gravura desdobrável em extra-texto, entre as páginas 2 e 3 da segunda parte da obra “La Tabla de Cebes”, (apresentando um rasgo marginal recuperável), produzida expressamente para esta obra segundo o comentário dos editores Verdussen.

Obra ilustrada com gravuras de emblemática [emblemata] reproduzindo elementos arquitecturais, com motivos sagrados e motivos profanos, acompanhando os comentários às máximas ou motes latinos. Os livros de “emblemática” contendo representações pictóricas cujo significado simbólico é expresso em palavras foram produzidos em grandes quantidades e em vários idiomas durante os séculos XVI e XVII. Nos estudos do Renascimento e do Barroco, os críticos literários e os historiadores de arte reconhecem cada vez mais a importância deste tema: emblema/emblemática. A emblemática fornece pistas importantes e mostra - com brevidade de estilo – a preocupação com a natureza eterna do homem e as suas contradições; o ouvido atento ao discurso oral popular; o desdobramento da personalidade; a loucura; a reflexão sobre a existência humana; a relação entre o homem e a mulher; a luta entre a razão e a paixão; e uma sátira à sociedade, às suas regras e aos seus governantes.

 Beautifully illustrated book with Emblematic - or emblemata - engravings with scriptural (writen) mottoes in Spanish and in Latim followed by a prose commentary.

Emblem books containing pictorial representations whose symbolic meaning is expressed in words were produced in great quantities and in numerous languages during the 16th and 17th Centuries. Today literary critics and art historians increasingly recognize the importance of the emblem in Renaissance and Baroque studies. Emblematica provides important clues and shows - with brevity of style - concern for the eternal nature of man and its contradictions, the attentive ear to the popular speech, the unfolding of the personality, madness, the reflection on human existence, the relationship between man and the woman, the struggle between reason and passion, and to the satire of society and its rules and rulers.

Binding: contemporary flexible vellum with title writen at spine. Copy missing last umnumbered page, of the index.

 Palau, 1975, Tomo XXVI, pag. 112, ent. 358577: «Fol.  8 h. 207 p. 4 h.  50 p. 27 p. grabs. de emblemas y 1 gravb. o lam. pleg. (Biblioteca Cataluña). 500 pts Puvil 1954, 650 pts. el mismo 1954.»

[«El origen remoto ... de la obra plastica de Venius, debe buscarse en la Edition de Amberes, Lisaertes, 1612 ... con texto latin, francés, italiano, castellano e alemán de los Quinti Horatii Flacci Emblemata que repite sin texto castellano en 1684 en Amberes... com los 103 grabs. de Venius.» Palau idem, pag. 111]

Referência: 1207JC039
Local: M-4-A-14


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