RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OSÓRIO. (Jerónimo) D. HIERONYMI OSORII LVSITANI EPISCOPI SYLVENSIS. DE REGIS INSTITVTIONE ET DISCIPLINA. LIB VIII.

AD SERENISSIMVM ET INVICTISSIMVM PORTVGALIAE REGEM. SEBASTIANVM, E. N. I. Cum gratia & Priuilegio Regum. SEBAS. R. POR. ET PHI. R. CATHO. OLYSIPPONE, Ex officina Ioannis Hispani. 1571. Tassado em papel. [cólofon:] EXCVDEBAT FRANCISCVS CORREA AMPLISS. ET SERENISS. Cardi. Infan. Typogra. A. 1572 M. Ianu. D. 22.

In 8.º de 19x13 cm, com 308 págs.

Encadernação do século XVIII com rótulo vermelho, nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com assinaturas de posse e visto de expurgo inquisitorial [162?] na folha de rosto, anotações marginais coevas e ocasionais rasuras inquisitoriais. Leves vestígios marginais de humidade, restauros marginais grosseiros, as folhas de rosto e o cólofon parcialmente espelhados e leves vestígios marginais de trabalho de traça. Dois cadernos encadernados fora da ordem.

Obra mandada imprimir pelo Cardeal Príncipe D. Henrique [futuro Rei de Portugal 1578-80] na qualidade de Inquisidor-Mor e com licença assinada por Bartolomeu Ferreira, censor dos Lusíadas.

Impressão em caracteres rotundos sem parágrafos. Adornada com 12 capitulares xilogravadas no início de cada capítulo.

1ª edição de uma obra raríssima que foi reeditada em várias cidades europeias. Esta edição foi incluída no Index Proibitorum publicado em 1624 e mandada expurgar segundo o mesmo. Existem alguns exemplares desta edição que apresentam no fim mais 2 fólios volantes com o aviso do tipógrafo e erratas que terão sido possivelmente adicionados numa eventual segunda tiragem ou acrescentados aos exemplares que ficaram na loja do editor.

Obra publicada no mesmo ano da primeira edição de Os Lusíadas, que influenciou tratado homólogo de Juan Mariana (1537-1624) e terá sucessivas edições em Colónia, 1572, 1574 e 1614, e Paris, 1583, sendo considerada um dos principais livros do Renascimento. Segundo resumo de Nair Nazaré de Castro Soares, na sua tese de doutoramento sobre esta obra, "De regis institutione et disciplina, dedicado em 1572 a D. Sebastião, segue as normas ético-jurídicas da teorização aristotélico-tomista, imbuída do idealismo ético de Platão - síntese digna de um Cícero. Não fora o célebre bispo de Silves intitulado, sobretudo pelo colorido e vigor da sua frase límpida e ritmada, o Cícero português! Assim se compreende que a obra deste autor, humanista corresponsável na condução da respublica e orientação do seu príncipe, se torne o modelo paradigmático do ideal de príncipe, no século áureo da nossa história. Em suma, o De regis institutione et disciplina, verdadeiro espelho das realidades sociais e políticas do tempo, revela-nos a dimensão do humanismo estético-ideológico de um autor representativo de uma época, a sua concepção de príncipe ideal e a sua forma de encarar a problemática do homem, enquanto ser social e político, e enquanto pessoa, na sua finitude e transcendência".

Anselmo 503. BDMII. 330. Inocêncio 372. “D. JERONYMO OSORIO, natural de Lisboa, filho primogenito de João Osorio da Fonseca, Ouvidor geral que foi da India, nos primeiros annos depois da conquista. [No catalogo dos bispos do Algarve, que vem no fim das Instituições synodaes de D. Francisco Barreto (Dicc., tomo II, pag. 98), diz a pag. 15 que: «D. Hieronymo Osorio foi natural de um logar do bispado de Leyria do reino de Portugal». Que esclareçam esta informação os que melhor podérem estudar a vida de D. Jeronymo Osorio].

Frequentou com grande aproveitamento as Universidades de Salamanca, Paris e Bolonha, e mereceu por suas obras latinas ser honrosamente cognominado o Cicero portuguez. Foi Secretario particular do infante D. Luis, e Mestre de D. Antonio, prior do Crato; Prior das freguezias de Sancta Maria de Tavares e S. Salvador de Travanca, no bispado de Viseu; Arcediago do bago da cathedral de Evora, de que tomou posse a 30 de Março de 1560, e nomeado Bispo de Silves em 1564, cuja cathedral se transferiu no seu tempo para Faro em 1577. Morreu em Tavira a 20 de Agosto de 1580, com 74 annos de edade, se devemos estar pelas contas de Barbosa, que todavia parece haver padecido algumas equivocações n"esta parte a ponto de serem inconciliaveis entre si as datas da primeira quadra da vida d"este insigne varão, e doutissimo prelado.

As obras de D. Jeronymo Osorio, em que se fundamentou a sua fama de escriptor, e pelas quaes é geralmente conhecido e apreciado no mundo litterario, são todas na lingua latina. Quem quizer vêr os titulos parciaes de cada uma, póde recorrer á Bibl. Lus. tomo II pag. 514 a 516, onde as achara descriptas miudamente D"ellas se fez uma collecção por diligencia de seu sobrinho, chamado tambem Jeronymo Osorio, conego da sé de Evora, que as imprimiu reunidas em quatro tomos de folio, Romæ, apud Bartholomæum Bonfadini 1592. A maior parte haviam sido já publicadas em separado durante a vida de seu illustre auctor.”

 Binding: late 18th Century full calf with raised bands, red label and gilt tools on spine.

Copy with ownership signatures and a visa of the Inquisition purge [162?] on title page. Handwritten notes in marginalia and erasures of text from inquisitorial officers. Slight stains, coarse marginal restorations, title page and colophon partially “mirrored” on paper, slight traces of worming. Two octavos bound out of order.

Political work that influenced Juan Mariana and had with successive editions in Cologne, 1572, 1574 and 1614, and Paris, 1583. Considered one of the top books of the Renaissance, De regis institutione et disciplina, dedicated in 1572 to the Portuguese King Sebastian (after resume of Nair Nazaré Soares de Castro, in his doctoral thesis on this work) follows the ethical and legal standards of Aristotelian-Thomist theory. The colorful, clear and rhythmical Latin fluency of the Bishop of Silves makes him considered the Portuguese Cicero! The author, a humanist co-responsible for the guidance of his prince, builds the paradigmatic model of the ideal prince. In short, it is a true mirror of the social and political realities of the time, on his conception of an ideal prince and his way of looking at problem of man as a social and political, and as a person in its finitude and transcendence.


Temáticas

Referência: 1211CS002
Local: M-9-C-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters