RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTILHO. (José Feliciano de) PEREGRINAÇÃO DE FERNÃO MENDES PINTO. [ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA.]

Excerptos seguidos de uma noticia sobre a vida e obras; um juízo critico; apreciações de bellezas e defeitos; e estudos de lingua; por José Feliciano de Castilho. [Livraria Classica exerptos dos principaes autores de boa nota publicada sob os auspicios de S. M. F. El-Rei D. Fernando II. Obra collaborada por muitos dos primeiros escriptores da lingua portugueza e dirigida por Antonio e José Feliciano de Castilho. IV e V] Livraria de B. L. Garnier, Editor. Rio de Janeiro [e] Aug. Durand, Editor. Paris. 1865.

Obra em 2 volumes.

Encadernações artísticas editoriais da época em percalina verde estampada a seco com finos ferros a ouro sobre as pastas.

Exemplar com ex-libris da Biblioteca do Rei D. Manuel II de Portugal em ambos os volumes.

Inocêncio I, 134: “José Feliciano de Castilho na publicação da Livraria Classica Portugueza, Excertos de todos os principias autores portugueses de boa nota assim prosadores como poetas. Lisboa, na Typ. Lusitana 1845 a 1847, da qual só vieram a luz 25 pequenos tomos. Compreende este florilégio na parte publicada a selecção dos melhores trechos colhidos nas obras do insigne e vernáculo escritor P. Manuel Bernardes, - nas de Garcia de Resende, em que se inclui também um bom numero de extractos do muito raro e celebre Cancioneiro Geral, de que este cronista foi colector e editor; - nas Peregrinações de Fernão Mendes Pinto; - e nas obras do moderno poeta Bocage: tudo acompanhado das noticias biográficas e criticas dos referidos autores, com particularidades curiosas e até então ignoradas, ou pouco menos, acerca de cada um deles; o que torna essas noticias duplicadamente interessantes, e por ventura a parte mais valiosa da colecção. Segundo as informações que obtive, são especialmente do Sr. Castilho (António) as biografias e juízos críticos relativos a Bernardes, e Garcia de Rezende. As de Bocage e Mendes Pinto pertencem in totum ao sr. Castilho (José).

Referência: 1303JC030
Local: FR-2-D-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters