RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FERREIRA BORGES, José. DICCIONARIO JURIDICO-COMMERCIAL.

Por José Ferreira Borges Conselheiro d’Estado Honorario. Na Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis. Lisboa. 1839.

De 22x15 cm. Com vi-516-(xiv) págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com finos ferros a ouro na lombada e ferros decorativos a seco nas pastas.

Ilustrado com retrato de meio corpo do autor, que raramente acompanha os exemplares.

1ª edição. Obra realizada por subscrição pública. A lista dos subscritores consta nas últimas (xiv) págs. O prefácio do autor está datado de 27 de Fevereiro de 1833.

Inocêncio (IV, 330) não menciona esta edição de 1839: "José Ferreira Borges bacharel formado em Canones pela Universidade de Coimbra em 1805: Advogado na cidade do Porto, sua patria, desde 1808 até 1820; secretario da Junta da Companhia dos Vinhos do Alto-Douro em 1818; membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, proclamada em  1820; para cujos successos concorreu tão activamente como consta das suas biographias, e das revelações e memorias do seu consocio Xavier de Araujo; deputado ás côrtes constituintes em 1821; conselheiro de estado em 1823; emigrado em Londres desde Junho do mesmo anno até Fevereiro de 1827; e novamente em Fevereiro do anno seguinte até Septembro de 1833; supremo magistrado do commercio, e juiz presidente do Tribunal Commercial de Segunda Instancia; demittido de todos os cargos em 19 de Septembro de 1836. Nasceu no Porto em 1786, e aí moreu em 1838.

Diccionario juridico-commercial. Lisboa, Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis 1840. 8.º gr. Com o retrato do auctor. segunda edição. Porto, 1856. 4.º. Por occasião de annunciar esta publicação, diz a revista litteraria do Porto, Tomo V, pag. 185: esta obra, que sahiu posthuma, e fôra coordenada por seu illustre auctor conjunctamente com o codigo commercial, é de summo interesse não só para o jurisconsulto, mas para os commerciantes, e em geral para todo aquelle que pretenda ter noções exactas dos diversissimos pontos da jurisprudencia commercial, e ainda mesmo de muitos de economia politica, e de syntelologia, correlativa com aquella. Os diversos e numerosissimos artigos de que se compõe são escriptos com a clareza e simplicidade que distinguem as producções litterarias do auctor, e que caracterisam o seu estylo; e ainda que didacticamente redigidos não encerram menos o preciso para darem ao leitor uma cabal idéa do assumpto, enriquecendo-o com a legilação respectiva.”


Temáticas

Referência: 1309JC035
Local: M-5-D-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters