RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTRO E SOUSA. (António Dâmaso de) FAC SIMILES DAS ASSIGNATURAS DOS SENHORES REIS, RAINHAS, E INFANTES QUE TEM GOVERNADO ESTE REINO DE PORTUGAL ATÉ HOJE [+ADDITAMENTO]

Copiados de varios documentos originaes, existentes no Archivo Real, ou Cartorio de todo o Reino, chamado Torre do Tombo. Pelo Abbade A. D. de Castro e Sousa Academico Honorario da Academia das Bellas-Artes, Socio Efectivo do Conservatorio Real de Lisboa, Socio Efectivo do Gremio Litterario, etc, etc. LISBOA na Imprensa Nacional 1848.   

ADDITAMENTO AOS FAC SIMILES DAS ASSIGNATURAS DOS SENHORES REIS, RAINHAS, E INFANTES QUE TEM GOVERNADO ESTE REINO DE PORTUGAL ATÉ HOJE. Publicados no Anno de 1848. Pelo Abbade A. D. de Castro e Sousa Socio efectivo do Conservatorio Real de Lisboa, Socio efectivo da Sociedade Archeologica Lusitana, etc, etc. LISBOA Na Imprensa Nacional. 1851.

2 Volumes de 21x15 cm. Com [ii], [xx], [ii]; [iv], [iv], [ii] fólios sem numeração. 1º volume brochado e 2º com encadernação da época com lombada em pele, cansada. 

Ilustrado com os fac-símiles muito nítidos e exactos de um total de 67 assinaturas de todos os reis de Portugal desde o Rei D. Dinis, como por exemplo: D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I. e D. João VI. Inclui também assinaturas de personagens célebres da História de Portugal como o Marquês de Pombal, Vasco da Gama, Afonso de Albuquerque, D. Francisco de Almeida e do Infante D. Henrique.

Muito importante para os estudos de paleografia e diplomática e para o funcionamento das Chancelarias Reais. 

Os fólios iniciais do primeiro volume contêm uma advertência, os 20 fólios seguintes apresentam as reproduções das assinaturas só na frente, com o verso em branco, os dois fólios finais incluem o índice coma duas colunas com o verso do último em branco.

O segundo volume tem 4 fólios iniciais com - A quem ler e o índice a duas colunas; 4 fólios com a reprodução das assinaturas só pela frente e mais 2 fólios com a reprodução bilingue dos agradecimentos enviados ao autor pelas instituições europeias a quem ofereceu exemplares da primeira parte e com uma extensa carta do Visconde de Santarém que é uma recensão da obra.     

António Dâmaso de Castro e Sousa (Lisboa, 1804 - 1876) Historiador e ensaísta. Também conhecido por Abade de Castro por ser titular da paróquia de Santa Eulália de Rio de Moinhos, no Arcebispado de Braga. Académico honorário da Academia de Belas Artes, Sócio do Conservatório Real de Lisboa e Adjunto do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 

É autor de um significativo número de estudos sobre a histórica, o património arquitectónico, artístico e literário de Portugal. Publicou obras sobre o Mosteiro dos Jerónimos em Belém, sobre o Castelo, o Palácio Real da Pena e o Convento de Nossa Senhora da Pena, todos em Sintra, sobre a fundação do Seminário do Patriarcado de Lisboa, em Santarém, sobre os Coches da Casa Real, assim como estudos sobre a Bíblia dos Jerónimos e o pintor Francisco de Holanda. Deixou grande número de artigos na Revista Universal Lisbonense e no Jornal do Comércio.    

Inocêncio I, 122 e VIII, 126-127.  

 


Temáticas

Referência: 1309JC060
Local: M-5-B-15


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters