RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79455

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MANUSCRITO SÉC. XVIII -XIX. LIVRO DA IRMANDADE DOS PAÇOS DA VIDIGUEIRA.

Vidigueira e Beja. 1794 - 1805.

De 21x16 cm Com 17 [aliás 16],  [xx] fólios.

Encadernação da época inteira de pele, cansada e com danos nos cantos e nas pastas.

Ilustrado com capitulares maiúsculas (nos Capítulos da creação da Irmandade) desenhadas em letra gótica com tinta vermelha.

Os 17 fólios numerados estão rubricados fólio, o fólio 11 não se encontra presente, mas no entanto aparenta nunca ter estado no livro.

Documento apresenta apontamentos da época (fora do contexto do mesmo) manuscritos como títulos de posse e rascunhos, sobre a folha de rosto e nas folhas de guarda.

O manuscrito contém o "Compromisso da Irmandade dos Paços da Vidigueira, com o título de Irmandade de Nosso Senhor dos Paços [sic] reunida na Igreja da Santa Casa da Misericórdia e na Capela do Senhor Jesus dos Passos [sic] aonde os Irmãos abaixo nomeados, e no fim deste termo assinados se congregam […] por este termo se obrigam e prometem guardar e o mais que se acrescentar com aprovação de Sua Ex. Reverendíssima [Dom Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas].

Documento redigido a várias mãos, apresentando caligrafias diferentes em cada uma das suas partes, respectivamente: Treslado da petição que fizeram os devotos do Senhor Jesus dos Passos da nova Congregação e demais despachos para o dito fim taxado em pública forma”; “Capítulos da creação da Irmandade”; “Termo de obrigação e sujeição que fazem os Irmãos do Senhor Jesus dos Passos” (contendo no seu termo 21 assinaturas); Provisão, pela qual Sua Excelência Reverendíssima há por bem confirmar a erecção da Irmandade…” (documento riscado “Não vale esta. Risquei em tempo. O Escrivão da Camara Eclesiástica); Idem: novo documento assinado pelo Escrivão da Câmara Eclesiástica de Beja, e com o selo branco do Bispo de Beja Dom Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas; e finalmente a cópia da Provisão com o despacho de autorização por Diogo Ignacio de Pina Manique, em Lisboa, a 4 de Fevereiro de 1805.


Temáticas

Referência: 1401JC034
Local: M-7-C-6

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters