RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79732

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SADELER, Marco. VESTIGI DELLE ANTICHITA DI ROMA

TIVOLI POZZVOLO ET ALTRI LVOCHI. STAMPATI IN PRAGA DA AEGIDIO SADELER SCULTORE DI ESSA MAE[STATE]. S/L. OO ICC VI.. [Praga, 1606].

In fólio (de 27x20 cm) com 50 gravuras de página dupla e um frontispício ilustrado.

Encadernação do séc. XIX inteira de pele marroquim vermelho, com ferros a ouro na lombada e nas conchas interiores. Corte dourado por folhas. Folhas de guarda em papel decorativo da época.

Impressão sobre papel de linho alvo e sonante com finas legendas em caligrafia itálica em cada chapa.

Notar que ss gravuras foram sujeitas a novo arranjo de encadernação no início do século dezanove, tendo sido transpostas de um oblongo para páginas duplas.

1ª edição.

A obra tem a importancia de ser unma recolha das ruínas romanas. apresentando o periodo classico, nomeadamente; 

O Capitólio e a Cúria, os Foros Romanos de Setímio e o de Nerva. Os Templos da Concórdia; de Marte; de Faustina; de Remo e Rómulo; de Vespasiano; de Júpiter; de Jano: do Sol; de Esculápio; e outros templos. O Arcos de Sétimo Severo, de Constantino, de Tito, e a Porta Grande da Cidade de Roma construída por Cláudio e por Vespasiano. Os vestíogios das casas de Cícero;  de Tibério, de Augusto, a villa ou residência de Júlio César, vila de Lucio Lucullo; e a villa de Agripina Júlia. O Circo Máximo ou Coliseu de Roma; o Circo de Caracala (aliás, dito Circo di Massenzio); o Teatro Palatino, o Anfiteatro Castrense; e o Teatro de Marcello. As vias Apia; Labicana; Prenestina; e Tiburtina. As Termas de Caracala; as Termas de Diocleciano; e as Termas de Constantino. O aqueduto da Água Cláudia: o sepulcro do Imperador Severo; o mausoléu de Augusto; o panteão de Agripa, o mausoléu da dinastia dos Antoninos. Os montes Palatino, Aventino, e Quirinal: e o Porto de Ostia. A Pirâmide de Cestio Setenviro, e o Castello dell Acqua Marzia A Coluna de Trajano e a Coluna Antonina, A Ponte Janicolense; e o panorama da Catarata do Anieno, O Castelo dos últimos reis de Nápoles. O panorama da sulfureira do Campo de Plínio. Vestígios do Brabante (Holanda) e a ilha de Suijdbevelant, Vestígios do Castelo de Vissehrad que pertenceu ao Príncipe da Boémia.

Apresenta uma folha de rosto alegórica aberta em chapa e com os tópicos já mencionados no título desta ficha, seguida de 50 gravuras, todas numeradas, nomeadamente:

1. Uma gravura alegórica com a dedicatória de Aegidio Sadeler ao Signor Matteo Wackhero da Wackhensfels conselheiro de Sua Magestade Imperial, a qual precede o conjunto das 49 gravuras com panoramas ditos «topográficos», e flanquaedos por dois fragmentos de obeliscos egípcios e encimados por dois anjos que ladeam um brasão de armas, por sua vez acompanhados por vários instrumentos cientificos.

An allegorical etching with a dedication (to Matteus Wackher da Wackhenfels) preceding a series of forty-nine topographical views, written on a stone block flanked by fragments of Egyptian obelisks, and surmounted by putti holding a coat of arms and several instrument.

2. Vestígios do Capitólio e do Templo da Concoórdia.

3. Vestígios do Arco de Sétimo Severo, e do que foi o Templo de Marte.

4. Vestígios do Templo de Faustina construído por seu marido Antonino Pio; e o Templo de Remo e Rómulo.

5. Vestígio do Templo de Vespasiano que tinha sido o maior templo de Roma e onde se encontravam todas as riquezas trazidas do Templo de Salomão, em Jerusalém.

6. Vestígios do Foro Romano de Nerva que tinha sido, na antiguidade, uma espécie de bolsa de valores.

7. Panorama do Monte Palatino, vendo-se a casa de Cícero, o Templo de Jupiter, e a Cúria.

8. Vestígios no Monte Palatino nas trazeiras do Circo Máximo, vendo-se a casa de Tibério, e o Teatro Palatino.

9. Vestigios do Monte Palatino, que na sua parte a sul confina com o Circo Máximo, e o monte Aventino, onde se vê a casa de Augusto e o início da Via Apia.

10. Panorama desde o Monte Palatino no qual se vêem as ruinas dos palácios de vários imperadores, com um panorama sobre o Arco de Constantino, e sobre o Coliseu construído por Vespasiano e dedicado ao seu filho Tito.

11. Vestígios do Monte Palatino com um panorama da casa de Augusto e torre que se erguia no mesmo local, vendo-se o aqueduto da Água Cláudia que servia o mesmo palácio.

12. Vestígios do interior do grandioso interior do Circo Máximo, onde se podem ser as jaulas as grades.

13. Vestígios do Templo de Jano, obra quadrangular e com 48 nichos, e ao seu lado o Foro em honra de Setímio e do Imperador Marco Aurélio, e na sua frente a belissima Fonte de São Jorge com os seus lavadouros.

14. Vestígio do alto edificio do sepulcro do Imperador Severo com belas colunas de ordem coríntia, situado na Via Apia e também chamado Escola de Virgílio.

15. Vestígios do Arco de Constantino e ao fundo o Arco Triunfal de Tito.

16. Vestígio do Anfiteatro de Tito, também chamado Coliseu de Roma, vendo-se do seu lado direito o vestígio da fonte a que se chamava Meta Sudante.

17. Vestigio das grandes Termas de Caracala, na encosta do monte Aventino.

18. Continuação do panorama anterior com a imagem dos grandes muros de betão das Termas de Caracala.

19. Vestígio do interior das monumentais Termas de Caracala com as suas famosas colunas em granito oriental.

20. Vestígio do Atrio interior das Termas de Caracala que era incrustado de mosaicos e onde foram encontrados belos fragmentos de estátuas de animais, os quais foram recolhidos pelo Cardeal Farnese.

21. Vestígios de uma parte do Monte Aventino (com vista para o rio Tibre e para o Porto de Ostia) por onde vêm os navios e os mercadores para Roma.

22. Vestígio da Piramide de mármore com o túmulo de Cestio Setenviro, que se encontrava sobre a Via Hostiense fora da cidade e no chamado circuito de Roma.

23. Vestígio da Porta Grande da Cidade de Roma, construída por Cláudio e por Vespasianao, e situada no encontro de duas estradas romanas: a Via Labicana (para Sudeste) e a Via Prenestina (para Este). Trata-se de uma magnifica gravura que reproduz fielmente as incripções epigráficas gravadas sobre a pedra de travertino.

24. Vestigio do Anfiteatro denominado Castrense, situado nesta época nos jardins da Basílica de Sta. Cruz de Jerusalém, considerado uma obra-prima da constução em tijolo, dita terracota.

25. Vestigio da grande mãe-de-água que abastecia Roma, chamada Água Márcia - dita Castello dell Acqua Marzia - na qual se vêem esculturas com troféus de guerra em honra de Mário pela sua vitória contra os Cimbros (tribos germãncias da Jutlândia). A gravura abrange o panorama de um e de outro lado, no qual se vêem-se as duas estradas que aí se cruzam: a Via Tiburtina e a Via Prenestina.

26. Vestígios das Termas de Diocleciano vistas pela parte de fora.

27. Continuação do panorama dos vestígios das Termas de Diocleciano vistas pela parte de oeste, as quais pertenciam, na época das gravuras, ao Mosteiro de Santa Maria dell Angeli.

28. Continuação do panorama dos vestígios das Termas de Diocleciano, vistas pela parte de dentro, no qual se pode compreender a demesurada altura e largura dos arcos e a magnificência e grandeza do dito edificio. Neste gravura vê-se o Átrio e as colunas que sustentavam um corredor de passagem coberto com um paviemento de diversas pedras e mosaicos, e o local da Pinacoteca destas termas onde existiam esculturas e pinturas de grande esplendor.

29. Panorama do Monte Quirinal no qual se vêem os vestígios das escadarias que levavam ao cimo do monte, onde se encontravam diversos edificios, entre os quais o Templo do Sol que terá sido edificado pelo Imperador Marco Aurélio.

30. Vestígios das Termas de Constantino no Monte Quirinal rodeadas por altissimos muros, ou paredes.

31. Desenho da Coluna de Trajano, comemorando a Guerra da Dácia em maravilhosos baixos relevos, a qual se encontra neste panorama visivelmente assente no nível mais baixo e antigo da cidade de Roma.

32. Desenho da Coluna Antonina, mandada construir pelo Imperador Marco António em honra do seu pai adoptivo Antonino Pio; e do lado direito da gravura encontra-se o vestígio do pórtico com 11 colunas que restaram da enorme Basilica de Antonino Pio, originalmente com 42 colunas corintias.

33. Vestígio do Panteão, dito Panteão de Agripa, e que antes tinha sido o Templo de Jupiter, ornado com colunas corintias e que hoje se chama Santa Maria Rotonda. Trata-de um edificio com uma cupola em betão armado em pedra-pomes que nos chegou intacta aos nossos dias.

34. Vestígio do Mausoléu de Augusto que na época em que esta gravura foi desenhada era uma casa particular com um jardim no meio.

35. Vestigios do Monumento de Adriano, o qual foi construído para sepulcro ou mausoléu da dinastia dos Antoninos, que hoje é denominado de Castelo e Ponte de Sant"Angelo.

36. Vestígios do Teatro de Augusto, erguido em nome de Marcelo, e que podia ter mais de 80 mil espectadores e que hoje se chama Piazza Montanamara. A construcção do Teatro Marcello foi iniciada por Júlio César, situa-se ainda hoje perto do Campo de Marte, conhecido por Circo Flaminio.

37. Vestigios da Ilha de São Bartolomeu, dita antigamente Ilha de Jupiter, na qual o deus Esculápio tinha um templo. A ilha tem a forma de um navio ligado com pontes a ambas as margens e ainda hoje aí tem a magnifica basílica e a alta torre que se vêem nesta gravura.

38. Vestigios do Circo de Caracala (aliás, dito Circo di Massenzio); que estava situado perto da Via Apia e que era um hipódromo onde se realizavam vários jogos. Mais adiante, na gravura, encontra-se assinalado o Templo de Marte. Esta atribuição a Caracala foi abandonada nos tempos modernos pelo nome de Circo di Massenzio pelo motivo de ter sido construído cerca do ano 300 d. c. por este imperador. Na gravura, tal como ainda hoje, podemos ver a Porta Triunfal à direita, a spina ao centro, e a área dos camarotes imperiais á esquerda.

39. Panorama Ponte Aurélia sobre o Tibre, ou Ponte Janicolense por ligar à colina do mesmo nome, vendo-se o Hospital de Sisto IV e ao fundo a Basilica de São Pedro. No primeiro plano vêem-se moínhos na margem do rio Tibre.

 40. Panorama da Cataratta do Aniene, agora Teverone.

41. Vestígios das ruinas de um Templo, e de uma gruta no Tivoli, mais abaixo da Cascata don Teverone, no fundo do qual foi encontrada uma estátua de Sibilina Tiburtina com um livro na mão, e onde desagua o Tiverone no rio Tibre (dito Tevere).

42. Vestígios de um templo rotundo e da ponte no lugar de Pozzuolo.

43. Vestígios da fachada de um templo antigo atribuido a Baulo de Grécia (dito Baulo Graeca)

 44. Continuação do panorama do mesmo templo visto da parte oriental, e ao fundo da Baía e o Castelo dos ultímos reis de Nápoles.

45. Promontório relacionado com a mitologia de Heitor e de Eneias segundo conta Solino.

46. Vestígios da Villa de Agripina Júlia, filha do Imperador Germânico e relacionada com Tibério e com Cláudio. Vulgarmente chamava-se a este lugar a sepultura da mãe de Nero, apesar tal facto ter sido discutível. Na letra C asinala-se a colina onde se encontra a villa, ou residência, de Júlio César, o Ditador.

47. Vestígos de uma fábrica ou vila romana situado no braço de terra do istmo do promontório Misero, onde se localizava a famosissima vila de Lucio Lucullo na qual morreu o imperador Tibério.

48. Panorama da sulfureira, dita Campo de Plinio e referida por Estrabão, um lugar «maravilhosamente desolado», por onde se entra a partir de Pozzuolo.

49. Vestígios da antiguidade no Brabante (Holanda) e a célebre ilha de Suijdbevelant, no Condado da Zelândia, onde se vêem os bovinos a pastar junto ao mar do norte.

50. Vestígios do Castelo de Vissehrad que pertenceu ao Principe da Boémia.

BRUNET, Tomo V, 23, ent. 29397 : « Sadeler (Marco). Vestigi della Antichita di Roma, Tivoli, Pozzuolo, et altri luoghi. Stampati in Praga da Aegidio Sadeler, 1606, pet. in-fol. contenant 50 pl. et un frontispice. 12 a 15 fr. [29397]. Un exemplaire en m. bl. 21 fr. La Valiere. Gravé de nouveau à Rome (de Rossi), 1660, in-fol. obl.»

Graesse VI, 211.

 Binding: early 19th Century full morocco calf with raised bands and gilt tools on spine. Printed in Prage, in 1606. With 50 full page engraved plates + decorative engraved frontis.

The plates in this edition are unsigned. In other known editions the plates are signed:« Marco Sadeler excudit or excud»

Each plate includes descriptive caption Sadeler engraved reduced copies of Du Pérac's Vestigi dell'antichità di Roma plates

Beautiful typographical work comprising a state-of-the art collection of typographical stamps on the ancient and archeological remains of Rome. Published in 1606 in Prague (presently Czech Republic, Europe).

Engraved title page and 50 engraved plates (all double page prints).

Contains an engraved allegorical title with the main title incised within a wolf's skin hung on a monument, followed by an engraving with a dedication to Matthaeus Wacker von Wackenfels (numbered '1'), with the text incised on a stone tablet between flanking obelisks and with two putti supporting the dedicatee's arms.

All full-page (43 x 29 cm) engraved plates (graphic print ca. 16x27 cm), numbered and not signed, with captions in Italian. Marco Sadeler monograms and signatures with "Marco Sadeler excudit" appearing on the plates of other collections, are missing in all plates of this book: no “sculpsit" nor "excudit” in the place it should be.

All plates are numbered, uncut, and with sharp impressions of the plates. The margins are clean and very broad. A very good copy.

Among these images 36 were copied by Aegidius Sadeler (Bordeaux ca. 1525 - Paris 1601, architect under the French King Henri IV at Fontainebleau) from Etienne Dupérac’s "Vestigi dell'Antichita di Roma" (Rome 1575). Marco Sadeler, probably the nephew of Aegidius, was an engraver and print seller in Prague in the early 1600's. As for the other images, Sadeler drew on drawings by Jan Brueghel the elder and Pieter Stevens.

This collection represents - as no other work does - the lively renewal and interest in the monuments of classical antiquity which reached its climax in 16th century Rome. The details of these panoramas are preserved nowhere else. (vide L. Richardson, New Topographical Dictionary of Ancient Rome, p. xxiv)

N.B: in early 19th Century these plates have been rebound from an oblong folio into this double page disposal.


Temáticas

Referência: 1401NM002
Local: M-10-C-6

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters