RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BARROS, André de. VIDA DO APOSTOLICO PADRE ANTONIO VIEYRA

Da Companhia de JESUS, CHAMADO POR ANTONOMASIA O GRANDE: ACCLAMADO NO MUNDO Por Principe dos Oradores Evangelicos, Prégador Incomparavel DOS AUGUSTISSIMOS REYS DE PORTUGAL, Varão esclarecido em Virtudes, e Letras Divinas, e Humanas, Restaurador das Missões do Maranhaõ, e Pará. DEDICADA AO SERENISSIMO SENHOR INFANTE D. ANTONIO PELO P. ANDRÉ DE BARROS Da Companhia de JESUS. LISBOA: Na nova Officina SYLVIANA. M.D.CC.XLVI. [1746].

In fólio (de 30x20 cm) com [xxvi], 686 págs.

Encadernação da época inteira de pele com rótulo vermelho, nervos e ferros a ouro na lombada, com cortes das folhas carminados.

Ilustrado com uma gravura de página inteira, capitulares, cabeções e vinhetas tipográficas gravadas.

Impressão muito nítida com caracteres redondos muito esmaltados, estampados sobre papel de linho muito alvo. A folha de rosto, impressa a duas cores, apresenta uma bela vinheta decorativa com motivos da I. H. S. assinada D. Cor. Scup. 1747.

A bela gravura de página inteira representa o Padre António Vieira na Amazónia, pregando aos índios do Brasil. É assinada por Carlus Grandí e datada de 1742. As capitulares, cabeções e vinhetas  foram gravadas por Debrie e outros mestres, uma delas repesentando Lisboa antes do Terramoto de 1755.

Exemplar com margens muito generosas. O terceiro fólio preliminar encontra-se parcialmente espelhado.

Obra fundamental para o estudo biográfico do mais ilustre e genial autor do Barroco português.

António Vieira, orador exímio e mestre da língua, foi padre jesuita, muito próximo da Casa de Bragança no período da Restauração da Indepêndencia de Portugal. Mais tarde caiu em desgraça, devido á sua posição politica de defesa dos direiros dos índios do Brasil e também pela questão da ocupação holandesa de Pernambuco.

Foi julgado e condenado pela Inquisição portuguesa, mas conseguiu ir para junto da Cúria Romana. Tornou-se amigo pessoal do Papa, do qual obteve a redenção e a suspensão efectiva da Inquisição em Portugal, durante dois anos.

Inocêncio I, 59. “Padre André de Barros, Jesuita, Mestre de Theologia e Philosophia, Reitor do Noviciado de Lisboa, e Preposito na casa professa de S. Roque, Academico da Academia Real de Historia. Gosou no seu tempo dos creditos de grande prégador. - N. em Lisboa e ahi morreu no anno de 1754 aos 79 de edade. Vida do apostolico Padre Antonio Vieira, da Companhia de Jesus. Lisboa, na nova Off. Silviana 1746. Fol. de XXVI 686 pag. com o retrato do P. Vieira no acto de cathequisar um indio. Edição feita com esmero. O livro foi incluído como classico no Catalogo chamado da Academia. P. Antonio Vieyra: “homem inegavelmente grande, e um dos maiores engenhos que Portugal há produzido, nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608, e foi baptizado na freguesia da Sé a 15 do dito mês. Morreu na cidade da Baía de Todos os Santos, então capital dos estados da América portuguesa, a 18 de Julho de 1697. É no sentir commum dos doutos o classico mais auctorisado, e por isso ninguem duvidou jámais usar de vocabulo, phrase, ou expressão achada nos seus escriptos, exceptuando apenas uma ou outra palavra, que o uso deu por antiquada. Seguir sempre em tudo e por tudo o falar de Vieira é uma segurissima regra de conseguir não só a pureza, mas o louvor de ter todo o conhecimento das subtilezas do idioma portuguez: porque nenhum outro classico temos, que escrevesse tanto, e sobre tão diversos assumptos."

 The biography of an undeniably great man, and one of the greatest of the Portuguese writers and thinkers of all times. The Brazilians compete into dispossess the glory of Portugal of the birthplace of Vieira (because we have no other classical) who had the knowledge of the subtleties of the Portuguese language.

Illustrated with beautiful vignettes by Debrie and by other authors (one depicting Lisbon before the earthquake of 1755 by Simon at the fisrt text page), and with a beautiful full page engraving of Father António Vieira in Amazonia, preaching to the Indians of Brazil, signed by Carlos Grandi, dated 1742.

André de Barros, the author of this biography, enjoyed in his time the credits of a great preacher. Vieira was undeniably a great man, and one of the greatest writers that Portugal produced. He was born in Lisbon in 1608 and died in the city of Baía, then the capital of the Portuguese America, in 1697.

Binding: contemporary full calf gilt at spine. Title page printed in two colors.

Borba de Moraes Vol. I, pag. 83: "29x20 cm. 12 unnum ff. 686 pags. 1 portrait of Father Antonio Vieira engraved by Carolus Grandi and several vignettes representing the life of Vieira. Frontis in red and black".

Sommervogel 1/927; Rodrigues, 348; S. Leite 9/359; Samodães 329.


Temáticas

Referência: 1402JC003
Local: M-8-D-3

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters