RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PALMELA. (Duque de) DISCURSOS PARLAMENTARES

DO DUQUE DE PALMELLA NAS CAMARAS LEGISLATIVAS. Desde 1834 até hoje. Na Imprensa Nacional. Lisboa. 1844.

Obra em 3 volumes.

In 4º (de 22x15 cm) com vii, 335; 302; e 480 pags.

Magnificas encadernações artísticas da época em marroquin vermelho com luxuosos ferros gravados a seco, a ouro e negro ao estilo inglês da época (designado “estilo fanfarre”). Ferros e filetes rolados a ouro nas pastas e esquadrias nas conchas exteriores e interiores. Cortes magnificamente dourados por folhas. Guardas montadas em seda.

Obra ilustrada com o retrato (fotogravura) do Duque de Palmela no anterrosto do primeiro volume: “Engaved by Henry Collen from a colotype Portrait taken by him Nov 1843”.

Exemplar proveniente da Biblioteca do Duque de Palmela, e com ex-libris oleográfico do próprio sobre as folhas de rosto.

Inocêncio VII: 'Edição de que só se tiraram 325 exemplares e que não foi exposta à venda pública. Os que aparecem no mercado em razão das causas inevitáveis que aí conduzem os livros usados, têm sido vendidos por preços variáveis de 720 até 1:600 réis.

Eis aqui o que a propósito destes trabalhos diz um dos biógrafos já mencionados: «O duque de Palmela, presidindo á camara dos Senadores (e igualmente à dos Pares) honrou o sistema parlamentar, e honrou se a si mesmo, pela dignidade e apurado tato, pela imparcialidade e prudência com que dirigia as discussões, missão difícil numa época em que os partidos procuravam excitar as paixões públicas em favor das suas ideias e interesses, e quando estavam separados, não só pelas crenças, mas pelo sangue ainda fresco das lutas civis.

«O duque de Palmela não era dotado da paixão, do fogo, do estilo ornado e sumptuoso que distingue os oradores nos tempos revolucionários; mas possuía em grau eminente as qualidades mais sólidas do debater, eloquência própria das épocas de paz, e de progresso pausado e gradual, quando os Catilinas não ameaçam invadir Roma à frente de uma população infrene, nem os gansos sagrados grasnam sinistramente no capitólio.»

«A sua argumentação era lógica, e ao mesmo tempo fecunda, a sua exposição lucida e concisa, e sabia optimamente adaptar a força das razões á gravidade dos assumptos, ou fosse em discursos preparados no gabinete, ou no calor do improviso.»

«Indiferente na tribuna aos gozos do amor-próprio, o seu intuito era fazer triunfar as suas ideias, e levar a convicção ao espirito dos seus adversários, e não seduzi-los ou deslumbra-los pelos encantos da sua palavra... As suas opiniões em economia política e em administração iam além das de alguns dos seus adversários, que se proclamavam progressistas por excelência... Ninguém tratou com maior clareza e ciência a questão dos direitos diferenciais, combatendo os preconceitos do sistema protector, que naquele tempo se julgava panaceia infalível para todos os males, e a origem de todos os nossos progressos... Tratando das verdadeiras causas da decadência do nosso comércio, expôs perfeitamente a questão, etc»'


Temáticas

Referência: 1402JC022
Local: M-7-B-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters