RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GRAVURA. SÉC. XVIII. Praca do Comercio da Cidade de Lisboa.

Em moldura de mogno do início do século XX.

De 50 x 85 cm.

Gravura com autoria atribuída a Carlos Mardel, segundo José Augusto França in “Lisboa Pombalina e o Iluminismo”, Livros Horizonte, Lisboa, 1965 (extratexto da página 55-57 colocado na página 225 da mesma obra):

«Aspecto imaginário do novo Terreiro do Paço. Gravura de autor anónimo representando uma decoração luxuosa da Praça do Comércio (cúpulas nos torreões, troféus na balaustrada sobre os corpos dos edifícios, arco do triunfo encimado por uma torre), que contrasta com o desenho adoptado de Eugénio dos Santos e é atribuída a Carlos Mardel. Gravura de cobre (0,410mx0,825m), sem indicação de autores nem de editor. Inscrição na margem inferior: Praca [sem cedilha] do Comercio [apenas um éme] da Cidade de Lisboa [os parêntesis são nossos]. (Pertence um exemplar à colecção Vieira da Silva, da Câmara Municipal de Lisboa, Palácio Galveias)».

Segundo BNP: Autoria provável: Mardel, Carlos, ?-1763. Publicação: [S.l.: s.n., entre 1755 e 1763]. Data baseada em características formais. Descr. Física: 1 gravura: buril e água-forte, p&b; 48,3x84,5 cm (matriz). Ref.Ext.: França, José-Augusto - Lisboa Pombalina.

A impressão foi provavelmente realizada fora de Portugal como se pode verificar pela falta de acentuação portuguesa das palavras da respectiva legenda, bem como da sua inclusão na obra: Álbum Comemorativo da Exposição de Estampas Antigas por Artistas Estrangeiros dos séculos XVI a XIX; realizada nos Museus Nacionais de Arte Antiga de Lisboa e de Soares dos Reis do Porto, no ano de 1944; vide página 32, entrada nº 42: «Alt. 463mm x Larg. 740mm (incl.inscr.) gravado a traço e água-forte (in estampa xxxviii)».

Referência: 1404JC077
Local: SDC 4-h


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters