RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAMÕES, Luís de. OS LUSIADAS, POEMA EPICO DE..

NOVA EDIÇÃO CONFORME Á DE 1572 PUBLICADA PELO AUTOR. TOMO I [+ TOMO II: vinheta em ambos os tomos com a representação de uma lira]. PARIS, Vende-se em casa de Theophilo Barrois filho, quai Voltaire, nº 11. [NA TYPOGRAPHIA DE J. SMITH]. 1820.

Obra em 2 volumes. In 6º (de 13x8,5 cm) com xiv, 225 + 235 pags.

Encadernações da época com lombadas em pele.

Ilustrado com uma gravura no anterrosto do 1º volume com o retrato do autor.

Exemplar com picos de humidade e oxidação natural do papel.

Palha, 1661.

Edição de acordo com a data e a colação descritas por José do Canto, pag. 18, entrada 61, as quais diferem de Inocêncio (XIV, 145) que refere uma edição idêntica datada do ano seguinte, e sujeita a contrafacções;

Inocêncio (XIV, 145): «Os Lusiadas, poema epico de Luis de Camões. Nova edição conforme á de 1572 publicada pelo autor. París, vende se em casa de Theophilo Barrois filho, quai Voltaire, nº 11. 1821. 18.º 2 tomos de 4 in XIV 228 pag., e 4 in 235, pag. Com retrato gravado por Michord, sendo copiado e reduzido do de Gérard. Ao centro da pagina uma lyra, como vae representado em seguida: Não tem introducção, nem aviso preliminar do editor. Transcreve a resumida vida de Camões, que vem em edições anteriores. Os argumentos, em prosa, estão reunidos (de pag. XI a XIV) antes do poema. No fim do tomo II (pag. 151 a 235) corre o indice dos nomes proprios de João Franco Barreto. No verso do ante rosto lê se a designação: «Na typographia de J. Smith.» Esta edição poucas vezes apparece no mercado e falta a muitos colleccionadores. Foi por esta rasão, que o auctor d'este Dicc., no tomo V, pag. 263, n.º 56, declarou que não a vira nunca. Outro tanto succedeu ao sr. visconde de Juromenha. Possuem exemplares: em Lisboa, a bibliotheca nacional, os srs. Fernando Palha, Antonio Augusto de Carvalho Monteiro, João Henrique Ulrich, João Antonio Marques e Brito Aranha; no Porto, os srs. dr. José Carlos Lopes e Antonio Moreira Cabral; na ilha de S. Miguel, o sr. José do Canto; e no Rio de Janeiro, a bibliotheea nacional. No leilão de Gomes Monteiro subiu um exemplar a 2$000 réis ».

Referência: 1405JC070
Local: SDC AQ 2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters