RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79415

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LAVANHA, João Baptista. RELAÇAÕ DO NAUFRAGIO DA NAO S. ALBERTO,

No Penedo das Fontes, no anno de 1593. E Itinerario da gente, que delle se salvou, athè chegarem a Moçambique. ESCRITA Por JOAÕ BAPTISTA LAVANHA Cosmografo mòr de Sua Magestade. No anno de 1597. [Aliás 1736]

[In] Tomo II, pags. 215-313: HISTÓRIA TRAGICO-MARITIMA: em que se escreveram chronologicamente os Naufragios, depois que se poz em exercicio a navegação da Índia. Tomo Segundo [...] Por Bernardo Gomes de Brito [e outros]. LISBOA OCCIDENTAL: Na Officina da Congregação do Oratório. 1736.

In 4º (de 18,5x13 cm) com [II], 98 págs. numeradas de [II], 217 a 313.

Encadernação do séc. XIX com lombada em pele.

Exemplar com ex-libris oleográfico da famosa biblioteca de Vieira Pinto na primeira página de texto.

Separata da famosa e rara História Trágico-Marítima compilada por Bernardo Gomes de Brito.

Trata-se da 4ª Relação apresentada no Tomo II, págs 215-313, contendo no pé da última página o reclamo tipográfico para a entrada da Relação seguinte.

Esta Relação costuma aparecer no 2º volume da História Trágico-Marítima, atribuindo o bibliógrafo Inocêncio a esta Relação o número 4 do dito segundo volume.

Esta relação foi originalmente impressa no ano de 1597, em Lisboa, por Alexandre de Siqueira.

Barbosa I, 532; Borba de Moraes I, 125-126.

Inocêncio I, 306: «JOÃO BAPTISTA LAVANHA, Cavalleiro da Ordem de Christo, Cosmographo-mór do reino, e Chronista-mór de Portugal.  N. em Lisboa, de certo antes de 1555, por ser n"esse anno que faleceu seu pae. M. em Madrid em 1625, sendo então de edade mui provecta, segundo diz Barbosa. [...] 402) Naufragio da nau Sancto Alberto e itinerario da gente que d"ella se salvou. Lisboa, por Alexandre de Siqueira 1597. 8.ºSahiu reproduzido no tomo II da Historia Tragico-maritima».

Inocêncio I, 377: «BERNARDO GOMES DE BRITO, natural de Lisboa, e nascido a 20 de Maio de 1688. Barbosa nada diz do seu estado ou profissão, nem tão pouco da epocha da sua morte, talvez porque ainda vivia em 1759. Com louvavel curiosidade e diligencia reuniu uma ampla collecção de relações e noticias de naufragios, e successos infelizes, acontecidos aos navegadores portuguezes, dividindoa em cinco volumes, de que todavia só publicou os primeiros dous, ignorandose o destino que tiveram os restantes, os quaes Barbosa affirma acharemse no seu tempo promptos para a impressão. Esta obra, assás conhecida, intitulase: Historia tragicomaritima, em que se escrevem chronologicamente os naufragios que tiveram as naus de Portugal, depois que se poz em exercicio a navegação da India. Lisboa, na Off. da Congregação do Oratorio; o tomo I, 1735. 4.º de XVI79 pag. - O tomo II, 1736. 4.º de XVI538 paginas. [...] [...] No tomo II se incluem: [...] [...] 4. Relação do naufragio da nau Sancto Alberto no penedo das Fontes por João Baptista Lavanha. 1593. - Tinha sido impressa em 1597 ».


Temáticas

Referência: 1507JC032
Local: M-9-A-17

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters