RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79453

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CARDOSO. (P. Paulo) ESCADA MYSTICA DE JACOB, PARA SUBIR AO CEO da perfeyçaõ.

DEDICADA A’ RAINHA DOS ANJOS, Pelo P. PAULO CARDOSO. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de PASCOAL DA SYLVA, Impressor de Sua Magestade. M. DCCXXI. [1721].

In 8º de 14x9,5 cm. com [viii], 336 págs.

Encadernação da época em pergaminho flexível. Cortes das folhas carminados. 

Exemplar com títulos de posse, sigla J.A. de S. G., manuscrita nas folhas de guarda; e carimbos oleográficos da época, com a sigla SG, sobre a folha de rosto. 

Impressão muito nítida e bela sobre papel de linho muito sonante, com caracteres itálicos na dedicatória, títulos e índice e caracteres redondos no resto do livro. O texto está adornado com um florão na folha de rosto, cabeções com motivos florais ou constituídos por vinhetas tipográficas, inicial decorada e um florão de remate representando uma cesta com flores.   

As folhas preliminares contêm a dedicatória, ao leitor, licenças com aprovações de D. António Caetano de Sousa, Fr. Boaventura de S. Gião e de Frei Manuel Guilherme.  

1ª edição raríssima desta obra publicada com o nome de Paulo Cardoso, que é pseudónimo de Frei Manuel Guilherme. Obra muito popular, foi logo publicada outra edição no mesmo ano pelo impressor António Pedroso Galrão. Em 1731 foi publicada a 3ª edição. Inocêncio não viu esta edição nem as seguintes e refere só edições de 1744 e 1747. 

A obra divide-se em vinte e sete degraus que apresentam as instruções para a vida de um católico, que se queira aprefeiçoar na vida moral e espiritual assim como as orações que deve rezar nas diversas ocasiões do dia e do ano. O autor baseia-se na história bíblica da visão de Jacob que sonhou com uma escada que levava ao Céu. 

Fonte muito valiosa e importante para o estudo da espiritualidade católica no Século XVIII em Portugal, para o estudo da Ordem Dominicana, da sociologia religiosa e para o conhecimento dos hábitos de leitura nessa época.  

Fr. Manuel Guilherme (Lisboa 1658 - 1730) Frade dominicano, mestre em teologia e prégador geral notabilizou-se pela autoria dos primeiros 4 volumes do Agiólogio Dominicano publicados entre 1709 e 1712. É autor de várias obras religiosas e sermões algumas publicadas com pseudónimos.   

Inocêncio V, 446 e XVI, 225. 


Temáticas

Referência: 1508JC015
Local: M-5-D-30

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters