RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA REGO, António. INSTRUCÇAM DA CAVALLARIA DE BRIDA.

TRATADO UNICO. COM HUMA SUMMULA DA ALVEITARIA, Em que se ensina o modo de conhecer os achaques, e lezoens dos cavallos, como se haõ de fazer as sangrias, ajudas, charopes, purgas, desgovernar, dar fogo actual, e potencial, despalmar, fazer as cargas, e curar todos os achaques, começando da boca, e continuando pela cabeça todo o corpo até as ferraduras dos pés. DEDICADA AO INVICTO MARTYR S. JORGE, Tribuno da Milicia Romana, Defensor da Igreja Catholica, antigo Patraõ de Portugal. POR ANTONIO PEREYRA REGO Cavalleiro da Ordem de Christo. LISBOA: Na Officina de ANTONIO VICENTE DA SILVA. ANNO DE MDCCLXVII. [1767]. A’ custa de Luiz Antonio Alfeiraõ, Mercador de Livros.

In 4º (de 20x15,5 cm) com 430, [ii] págs.

Encadernação da época inteira de pele com nervos, rótulo vermelho e ferros a ouro na lombada.

5ª edição de uma obra clássica da equitação portuguesa.

Conhece-se um retrato de Pereira Rego aberto por Gregório Forman, Madrid, em 1678.

António Pereira Rego foi considerado como o melhor profissional do seu tempo dando à estampa, em 1679, o trabalho a que chamaria de 'Instruçam de Cavallaria de Brida'.

Esta obra introduz-nos à arte equestre (actual dressage, vide Capítulo LII, pág. 85 na edição de 1793 e pág. 93 na edição de 1767) abordando «Como se deve ensinar o cavalo, que ande sempre voltando com o rosto para fora, e a anca para dentro» ; vulgo movimento de espádua adentro ou «movement de l’épaule en dedans». Esta obra contém também um tratado de problemas do foro médico-veterinário (alveitaria) e da higiene exterior do cavalo.

A obra editada em 1679 foi reeditada em 1693, 1712, 1733 e 1767. No ano anterior à 1ª edição de Pereira Rego (no ano de 1678) António Galvão de Andrade publicou a 'Arte de Cavallaria, de Gineta, Estardiola, Bom Primor de Ferrar e Alveitaria'.

INOCENCIO I, 231 e VIII, 282 : António Pereira Rego, Cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Ponte de Lima, faleceu no ano de 1692 com 63 anos d’edade. Instrucção de Cavallaria de brida com um copioso tractado de Alveitaria. Coimbra, por José Ferreira 1679. 4.º - Ibi, por João Antunes 1712. 4.o - Ibi, 1733. 4.º - & ibi 1767. 4º. A edição feita em 1733 da Instrucção da cavallaria de brida, sahiu da Offiç. de José Antunes da Silva. Eu tenho um exemplar de uma edição de Coimbra, por João Antunes, 1693. 4º de XVIII 422 pag, a qual foi desconhecida de Barbosa. Os críticos reconhecem este autor por texto nas vozes facultativas da arte que tratou e nesse sentido foi incluído no Catalogo da Academia da Ciências. O livro, apesar de tantas edições que dele se fizeram não é muito vulgar: quanto a preço creio que alguns se tem vendido de 480 até 600 réis».


Temáticas

Referência: 1508JC018
Local: M-9-B-19

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters