RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79718

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAETANO PEREIRA E SOUSA, Joaquim José. PRIMEIRAS LINHAS SOBRE O PROCESSO CIVIL.

Por … Advogado na Casa da Suplicaçaõ. Tomo I [Tomo II + Tomo III + Tomo IV]. Segunda Edição correcta, e accrescentada. LISBOA, Na Typografia Rollandiana. 1819.

1 volume [obra em 4 volumes encadernados em 1 volume].

In 4º (de 20x14 cm) com [4], 280 + 110, [1] + 132 + [3], 266 pags.

Encadernação da época com lombada em pele.

Exemplar com títulos de posse manuscritos sobre a folha de rosto, e apresentando folhas de rosto e cólofon dos tomos manuseados por motivo de encadernação tardia (na própria época).

Obra rara. Segunda edição que Inocêncio não viu.

Inocêncio IV, 93: «Joaquim José Caetano Pereira e Sousa, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, Advogado da Casa da Suplicação de Lisboa, etc. Corre geralmente como certo, que não chegara a formar-se em alguma das Faculdades, em que no seu tempo se dividia o curso jurídico da Universidade de Coimbra, pertencendo em quanto viveu à classe dos Advogados chamados de provisão: sem que contudo a falta dos graus académicos o impossibilitasse de ser então, e ainda hoje, tido de justiça na conta de um dos mais hábeis e proficientes jurisconsultos, de que se honra o foro português. Tudo o que se acha exposto nas suas obras a respeito do processo, conforme as leis e estilos do tempo em que escreveu, é no conceito dos homens competentes e imparciais, tratado com suma clareza, abundância e exactidão. Afora os da jurisprudência, cultivava igualmente os estudos da filologia e belas-letras, e dava-se também a poetar nas horas vagas, posto que nesta parte pouco mais haja que louvar-lhe além dos seus bons desejos. Foi amigo particular de Francisco Manuel do Nascimento, e com ele entreteve correspondência, ainda depois da emigração de Filinto para França, segundo se deduz de documentos que tenho presentes. Reuniu uma copiosa livraria, abundante de obras de direito, e de autores clássicos portugueses, a qual foi pelo tempo adiante muito aumentada por seu filho Francisco Joaquim Pereira e Sousa. Não pude ainda verificar a sua naturalidade, que presumo ser Lisboa; e segundo a minha estimativa, deveria nascer no período decorrido entre 1740 e 1750. Creio que morreu em 1818, morando então na freguesia de Santa Justa […] 1634) Primeiras linhas sobre o processo civil. Lisboa.... 4.º Segunda edição (que não vi); e terceira dita, Lisboa, na Typ. Rollandiana 1825. 4.º 4 tomos. Quarta edição, ibi, 1834. 4.º 4 tomos. Estes quatro tomos costumam andar enquadrados em um só volume […]»


Temáticas

Referência: 1508JC055
Local: I-37-B-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters