RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LVSITANIA. Revista de estudos portugueses.

Directora D. Carolina Michaelis de Vasconcellos. Editor e Redactor Gerente Camara Reis. Redação: Affonso Lopes Vieira (Secretario da redacção), Agostinho de Campos, António Sardinha (Literatura); António Sérgio (Crítica Literária); Carlos Malheiro Dias (Estudos Luso-Brasileiros); Faria de Vasconcellos (Pedagogia); José Leite de Vasconcellos (Etnografia); Luciano Pereira da Silva (Sciências Matemáticas); Mário de Azevedo Gomes (Agronomia); José de Figueiredo, Reynaldo dos Santos (Secretario da redacção, Arte e  Arqueologia); Ricardo Jorge (Sciências Biológicas); Vianna de Motta (Música).

Lisboa. 1924 a 1927. De 25x17 cm. 10 números encadernados em 3 volumes. Com 491, 378-124, 498-206 págs. Ilustrada com numerosos extratextos sobre papel couché.

Bela encadernação com lombada com nervos e cantos em  pele. Pastas com papel marmoreado e lombadas profusamente decoradas com ferros a ouro e motivos vegetalistas. Titulos e numeração dos volumes gravados a ouro em rótulos vermelhos. 

Exemplar preserva as capas de brochura originais.

Revista publicada entre 1924 e 1927. A directora, no 1º número afirma em "Ao leitor": "Aspira a LVSITANIA a ser um órgão da nossa cultura posto ao serviço da Reconstrução Nacional. ... Amamos e queremos servir a Terra Lusa... Condensaremos, indo buscá-lo fora de Portugal, o tão importante (e tão desconhecido do público) movimento de Estudos lusófilos, cuja bibliografia achará nesta Revista o seu verdadeiro lar. Iremos arquivando e desenvolvendo o património da Cultura nacional, integrando-o, com o seu carácter próprio, no da Cultura universal, de que ele foi tão decisivo elemento...Queremos comunicar com o espirito do mundo; mas, por vastos motivos de inteligência e sentimento, elegemos por mais próximos e mais caros aos fins do nosso trabalho o Brasil...e a Espanha."   

Importante revista pela elevada qualidade e diversidade dos colaboradores que conseguiu congregar, com posições filosóficas e políticas por vezes opostas. Nela se publicaram artigos sobre filologia, literatura, história, descobrimentos, viagens, pintura, escultura, arquitectura, música, arqueologia, pedagogia, etnografia, matemática, astronomia, ciências náuticas, biologia e agronomia.

Muitos deles não voltaram a ser editados.

Todos os números incluem uma rica secção de recensões e notas bibliográficas, que acompanham as mais recentes obras publicadas, no estrangeiro, sobre Portugal. É dada grande atenção aos estudos luso-brasileiros e às relações culturais com Espanha.      

Insubstituível conjunto de estudos sobre a cultura portuguesa. Edição rara e de grande qualidade gráfica.

Referência: 1511IA053
Local: 8-1-D-64


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters