RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79706

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LUZ SORIANO. (Simão José da) REVELAÇÕES DA MINHA VIDA

E MEMÓRIAS DE ALGUNS FACTOS E HOMENS CONTEMPORANEOS. Por… Bacharel formado pela Universidade de Coimbra, etc. A. Leite Guimarães, Editor. Porto. 1891.

In fólio (de 29x20 cm) com 584 pags.

Encadernação da época com lombada em pele.

Ilustrado com um retrato do autor e uma carta fac-simile em anterrosto.

Simão José da Luz Soriano (Lisboa em 1802-1891) bacharel formado em medicina pela Universidade de Coimbra, oficial-mor graduado no Ministério da Marinha, chefe da secção de marinha, deputado, escritor, historiador e jornalista, etc. Cursou o primeiro e o segundo ano das faculdades interrompendo os estudos por causa da guerra civil. Alista-se no batalhão dos académicos de Coimbra. Mais tornou-se jornalista, sendo o redactor principal da Crónica da Terceira, que principiou a publicar-se semanalmente em 17 de abril de 1830, com a narração dos sucessos e notícias políticas do tempo. Em 1832 tomou parte na expedição liberal que veio desembarcar nas praias do Mindelo. Seguiu-se o cerco do Porto, em que Luz Soriano praticou actos de bravura. Terminadas as lutas civis em maio de 1834 voltou para a universidade a concluir os estudos, obtendo prémios em todos os anos do curso, e tomou o grau de bacharel na faculdade de Medicina. Serviu no ministério da marinha para onde voltou quando concluiu os estudos, sendo depois de alguns anos de serviço nomeado chefe de repartição, e veio a ser reformado em julho de 1867. A partir desta data entregou-se à vida de escritor. O governo encarregou-o de escrever a História da Guerra Civil e do Estabelecimento do Governo Parlamentar em Portugal, a qual concluiu em 17 volumes, acompanhando-o de uma numerosa colecção de documentos de muito valor. A obra foi começada em 1866 e terminada em 1884, sendo um trabalho importantíssimo pela narração dos factos e pelos documentos que contém. Além destas obras, Luz Soriano escreveu, ainda o seguinte: História do reinado de D. José e da administração do marquês de Pombal, 2 volumes, Lisboa, 1867; e muitas outras obras.

Luz Soriano viveu sempre com a mais rigorosa economia e conseguiu reunir uma importante fortuna. Ainda em sua vida fez doação, à câmara municipal de Lisboa, das suas casas, com reserva do usufruto, para nela se estabelecer uma aula pública de instrução primária, que ainda dotou com uma quantia. Deixou também a quantia para se levantar o monumento a Afonso de Albuquerque, que depois se realizou em Belém, inaugurando em 1902.

A obra Revelações da minha vida, e memorial de alguns factos e homens meus contemporâneos, além da exposição verídica e documentada dos factos da vida, ligados na maior parte à política por que o país passou desde 1820 em diante o autor intercalou na sua narrativa alguns capítulos curiosos, e puramente históricos, que não são de certo os menos interessantes da obra, como o capitulo 3.º que de pág. 68 a 297 compreende a história antiga e moderna de Coimbra e da sua Universidade, com o catálogo completo dos reitores, acompanhado de notícias biográficas; e o capitulo 8.º, de pág. 470 a 508, contendo uma discrição geográfica das ilhas dos Açores, etc.


Temáticas

Referência: 1601IA027
Local: FR-4-E-13

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters