RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTO ALBERTO. (Frei Francisco de) ESTRAGOS DO TERREMOTO VATECINIO DE FELICIDADES.

Sobre os habitadores da nobilissima Villa de Setuval na justificada affliçaõ em que se viraõ no primeiro de Novembro de 1755. Offerecido ao ill.mo e ex.mo Senhor D. ANTONIO LUIZ CAETANO DE SOUSA Marquez Das Minas Comcelheiro de Guerra, Gentil-Homem da Camera de Sua Magestade Fidelissima &c. Por Fr. FRANCISCO DE SANTO ALBERTO Leyriense Fundador do Seminario de N. Senhora da Encarnaçaõ, na Villa de Vinhaes, Provincia de Tras os montes, Missionario Apostolico, e Mestre dos Noviços do Real Seminario de N. Senhora dos Anjos de Brancannes, junto a Setuval, fundaçaõ do Veneravel Padre Fr. Antonio das Chagas. LISBOA: Na Offic. junto a S. Bento de Xabregas. Anno de 1757. Com as licenças necessarias.

In 4.º de 20x15 cm. Com [xii], 53, [iii em br.] págs. Cadernos soltos, acondicionados em capas de papel. Ilustrado com cabeções e capitulares ornamentadas no início da dedicatória e do texto da obra.

Por erro de impressão, a última página com as licenças finais do Santo Ofício está em branco. Estas foram copiadas à mão, em letra coeva, na página 53 e no verso da mesma. Apenas a última licença não foi copiada, onde se lia: «Que possa correr Lisboa 13. de Outubro de 1757. Duque P. com duas rubricas.».

Trata-se de um testemunho, dos muitos que foram publicados na época, do Sismo de Lisboa de 1755. O texto, num estilo de prosa epopeica, retrata bem o acontecimento e a destruição que foi por ele provocada.

Após o terrível Sismo de 1755, ordenou o Marquês de Pombal a publicação de um folheto, escrito por um padre, em que se apresentava uma justificação naturalista do fenómeno. Em directo confronto com os ideais difundidos pelo Estado, existia um forte sentimento da culpabilização pelo pecado, que gerava uma outra paisagem, humana e interiorizada de ruína. É nesta última corrente que o presente folhetim se enquadra, atestando a crença de que o desastre fora um castigo de Deus, e afirmando a indispensabilidade da penitência e da compunção — uma mensagem que produziu uma tomada de consciência generalizada de degradação e ruína moral, criando-se um momento que devia ser aproveitado para a expiação de penas e confissão de culpas. Neste, como em outros aspectos, o jesuíta Gabriel Malagrida é tão-só um caso paradigmático.
É interessante notar que Malagrida terá sido desterrado para Setúbal em 1756, sendo provável que o autor tenha mantido algum contacto ele.

Ref.:

Inocêncio IX, 246.
Biblioteca Nacional - RES. 118//1 V.
Ruína e morte em Portugal no século XVIII: A propósito do terramoto de 1755. Revista de História das Ideias, 9 — O Sagrado e o Profano, II. Pp. 350-355.
Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume IV, págs. 775-776.

 ALBERTO, Frei Francisco de Santo. ESTRAGOS DO TERREMOTO VATECINIO DE FELICIDADES [Damages of the Earthquake Wishes of Good Luck]

In 4º (20 x 15 cm) with [11], 53 pps.

Soft cover, with loose folios. It should not be bound, since it is the original sent to the Holly Office to get the licenses needed to be distributed.

A unique copy presenting in the colophon the original authorisations for the edition: 'Pode Correr' [can be distributed], and 'Está conforme com o original' [it is in accordance with the original], and also 7 licenses and the respective signatures of the censors.

The author states that the 1755 earthquake was not due to natural causes, as was usual at the time and disputed by humanists like Voltaire. Nevertheless, the text in epic prose depicts well the tsunami, its approach and the main places of destruction: 'rebentando a água neste vistoso campo do Bonfim' [the waves hitting this beautiful field of Bonfim]; 'verde negro das ondas' [the greenish black of the waves]; 'nas tuas ruas os barcos, os batéis, e os hiates atravessados com o ímpeto' [on your streets the boats, barges and the yachts dragged by the force of the waves]; etc.


Temáticas

Referência: 1601JC015
Local: Gravureiro Gav. 8-41


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters