RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79456

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LIPPE. (Conde Reinante de Schaumbourg) REGULAMENTO PARA O EXERCICIO, E DISCIPLINA Dos Regimentos de Infantaria

dos Exercitos de SUA MAGESTADE FIDELISSIMA: Feito por Ordem do mesmo Senhor por SUA ALTEZA O Conde Reynante de Schaumbourg Lippe, Marechal General. IMPRESSO DA SECRETARIA DE ESTADO. S/L [LISBOA]. M. DCC. LXIII. [1763].

In 8º (de 16,5x10,5 cm) com [6], 247 pags.

Encadernação da época inteira de pele, com as coifas e cantos cansados.

Exemplar apresenta folhas de guarda grafitadas e com manuscritos coevos; e leves manchas marginais no último caderno.

1ª edição desta obra de grande importância para a história da reorganização do exército em Portugal e no Brasil e com a ausência, de origem, das instruções para o serviço diário que acompanham as edições posteriores.

Friedrich Wilhelm Ernst zu Schaumburg-Lippe (Londres, 1724 - Wölpinghausen, 1777) Conde reinante do território com o mesmo nome na Alemanha, foi um militar e político alemão que depois de uma brilhante carreira, esteve ao serviço do Exército Português. Notabilizou-se pelo contributo que deu às ciências militares, em particular à teoria da organização e administração e ao uso da artilharia. Em 1759, conduziu a artilharia do exército Inglês, na Batalha de Minden, com grande acerto pelo que, após essa vitória, foi-lhe confiado o comando de toda a artilharia dos exércitos aliados. 

Na fase final da Guerra dos Sete Anos, em 1762, por indicação dos ingleses e a convite do Marquês de Pombal, assumiu o comando do Exército Português e o encargo de reorganiza as forças portuguesas e de as preparar para a guerra essa europeia. Naquele ano, de 1762, a Espanha e a França, unidas pelo Pacto de Família, tinham pretendido que Portugal fechasse os seus portos aos navios ingleses, o que foi recusado pelo governo português. Como consequência desencadeou-se a Guerra do Pacto de Família, chamada Guerra Fantástica, por não ter sido travada uma grande batalha, e que consistiu numa invasão do nordeste português por tropas espanholas que tomaram as cidades fronteiriças de Miranda, Bragança e Chaves. O Exército Português, com grande falta de oficiais e equipamento ofereceu fraca resistência e foi a capacidade técnica e militar do Conde de Lippe, que levou à retirada dos invasores, depois de uma série de brilhantes manobras militares.    

Celebrada a Paz de Fontainebleau, em 1763, o Conde de Lippe voltou a Portugal em 1764 e em 1767, para realizar viagens de inspecções às fronteiras e, no último destes anos assistiu a grandes monobras militares do Exército Português, já organizado segundo as reformas administrativas que introduziu e que deixaram uma profunda e longa marca em Portugal, assim como os melhoramentos nas fortalezas e a construção de quartéis, como o célebre quartel do Conde de Lippe, na Calçada da Ajuda.    

Inocêncio VII, 65: «REGULAMENTO PARA O EXERCICIO E DISCIPLINA dos regimentos de infanteria dos exércitos de Sua Majestade Fidelíssima, feito por ordem do mesmo senhor, por Sua Alteza o Conde reinante de Schaumbourg Lippe, marechal general. Impresso na Secretaria de Estado, 1762. 8.º de VI-247 pag. - Segue se, e costuma andar encadernado no mesmo volume: Instrucções geraes relativas a varias partes essenciaes do serviço diario para o exercito de Sua Magestade Fidelissima, debaixo do mandado do ill.mo e ex. mo sr. Conde reinante de Schaumbourg Lippe, marechal general, etc. Lisboa, na Offic. de Miguel Rodrigues 1762. 8.º de 44 pag. Há também: Regulamento para o exercicio e disciplina dos regimentos de cavallaria, etc. Lisboa, 1762. 8.º».

 LIPPE, Count of Schaumbourg. REGULATION FOR THE ARMY AND DISCIPLINE OF THE Infantry Regiments Of the Armies of HIS MAGESTY THE KING: Done by order of His Majesty by HIS HIGHNESS the count Lippe of Schaumborg, Marshal-General. PRINTED BY THE SECRETARIAT. S.l. [LISBON]. M. DCC. LXIII. [1763].

In 8º (16.5x10.5 cm) with [6], 247 pps.

Contemporary full calf, slightly worn out tops and corners.

Copy with contemporary handwritten notes, some unreadable, on the end-papers, and slight spots on the last folder.

1st edition of this work of great importance for the history of the re-organisation of the army in Portugal and Brazil and lacking, from origin, the instructions for the daily service, which are present in later editions.


Temáticas

Referência: 1602JC012
Local: M-14-D-11

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters