RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78928

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FRANÇA. (Bento da) SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE MACAU.

Por… Tenente de cavallaria e ajudante de campo honorário de Sua Alteza Real o Senhor Infante D. Augusto. Imprensa Nacional. Lisboa. 1888. Junto com MACAU E OS SEUS HABITANTES, Relações com Timor. Por Bento da França. Imprensa Nacional. Lisboa. 1897.

Duas obras encadernadas num volume de 26x17 cm. Com 234 e 286 págs.

Encadernação em percalina vermelha. Exemplar preserva capas de brochura.

Restauros grosseiros marginais na capa de brochura anterior, na folha de rosto e nas últimas quatro páginas (índice), folha de guarda e capa de brochura posterior da segunda obra, aqui reparando um rasgo com perda de papel.

A primeira obra narra, de acordo com as investigações do autor, a história de Macau desde o estabelecimento dos portugueses em 1556 até 1849, terminando com uma curiosa declaração do autor: 'No nosso estudo não passámos de 1849, por duas rasões. Detivemo-nos n"esta data, que marca uma epocha para a historia de Macau, porque de 1849 para cá abundam no ministério da marinha e ultramar documentos. Não proseguimos porque nos repugna apreciar os actos dos vivos, tanto mais que servimos com alguns'.

A segunda obra pretende dar uma visão menos documental e mais baseada nas vivências e observações do autor, sendo dividida em quatro partes: Resumo da história de Macau (baseada na obra anterior e apensa neste volume). Noticia geographica admnistrativa e politica (contendo um documento curioso para camoneanos sobre a gruta de Macau). Raças, usos e costumes dos habitantes de Macau. Relações com Timor, dados sobre a última colónia (conta com material contido num folheto escrito pelo autor para a Bibliotheca do povo e das escolas). De relevar que a importância desta última parte tem a ver com o facto de, à data, a colónia de Timor, apesar de ter um governador próprio, depender directamente da administração portuguesa de Macau. O seu próprio tio, Bento da França Pinto de Oliveira, irmão de seu pai, foi, ainda que brevemente, governador de Timor.

Inocêncio XV, 357: 'Veja no capitulo I, de pag. 34 a 37, uma notícia da estada de Camões em Macau'.


Temáticas

Referência: 1603IA006
Local: M-1-C-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters