RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ABREU. (Brás Luís de) SOL NASCIDO NO OCCIDENTE,

E POSTO AO NASCER DO SOL. S. ANTONIO PORTUGUES. LUMINAR MAYOR NO CEO DA IGREJA ENTRE OS ASTROS MENORES NA ESPHERA DE FRANCISCO. EPITOME HISTORICO, E PANEGYRICO de sua admiravel Vida, e prodigiozas acçoens, QUE ESCREVE, E OFFERECE A’ SERENISSIMA, AUGUSTA, EXCELSA, SOBERANA FAMILIA DA CAZA REAL DE PORTUGAL, CUJOS INCLYTOS NOMES, E COGNOMES SE FELICITAÕ, & se esmaltam com as Sagradas Denominações de Franciscos, & Antonios. POR MÃO DO REVERENDISSIMO ANTONIO TEIXEYRA ALVARESb Do Conselho de Sua Magestade, que Deos guarde, seu Dezembargador do Paço, do Coselho do S. Officio, Conego Doutoral na Sé de Coimbra, & Lente de Prima Jubilado nas duas Faculdades de Canones, & Leys, &c. [POR] BRAS LUIS DE ABREU. CISTAGANO, FAMILIAR DO S. OFFICIO. EM COIMBRA: Na Officina de JOSEPH ANTUNES DA SYLVA Impressor da Universidade; & Familiar do S. Officio. ANNO DE M. DCCXXV. [1725]

In 4º (de 29x19,5 cm) com [32], 503 págs. Encadernação da época, inteira de pele, cansada e com coifa superior danificada. Nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com título de posse rasurado na época sobre a primeira página da dedicatória e no cólofon, leve vestígio de humidade no pé da obra e na dianteira de quase todas as folhas, leves trabalhos de traça marginais sem afectar a mancha gráfica.

Inocêncio I, 395. “Para rectificar e adicionar o pouco que Barbosa nos deixou acerca deste escritor, registarei aqui o resultado obtido das investigações quanto á pessoa e feitos daquele distinto medico português. Resultado, cuja maior parte se funda em documentos que ainda existem, sendo o resto havido em tradições conservadas nos próprios lugares; e parece portanto dever merecer toda a confiança.

D’essas tradições consta que Braz Luis de Abreu fora exposto em Coimbra, e não nascido em Ourem, como diz Barbosa no tomo I assignando-lhe por pais Francisco Luis de Abreu e Francisca Rodrigues de Oliveira, e dizendo mais que ele nascera a 3 de Fevereiro de 1692. Alguém lhe forneceu os meios para cursar em idade própria o curso de medicina da Universidade, no qual chegou a formar-se, e não há dúvida em que exercera depois a clinica na cidade do Porto, pois que ele mesmo se intitula medico portuense no frontispício do seu Portugal Medico de que logo falaremos.

Diz-se que na primeira idade, em um brinco de rapazes, perdera um olho, o qual substituiu depois por outro de vidro, feito com muita arte, provindo-lhe daí a alcunha de olho de vidro por que era conhecido em vida, e que ainda se conservou muitos anos depois da sua morte. Casou pelos de 1718 com D. Josepha Maria de Sá, natural de Viseu e filha do doutor Antonio de Sá Mourão, e dela houve cinco filhas e três filhos. Passados quatorze anos depois que viviam juntos, o marido e a mulher por motivos que totalmente se ignoram, convieram em separar-se. Se algum dos nossos romancistas actuais se resolvesse a tratar o assumpto, afigura-se-me que a vida deste nosso médico, com os curiosíssimos incidentes que ficam apontados, lhe dariam sobeja matéria para a fábrica de uma composição onde, mediante a lição dos escritos que nos restam de Braz Luis, poderiam fundir-se habilmente espécies mui interessantes, pare daí resultar obra de cunho verdadeiramente nacional.

Sol nascido no ocidente e posto ao nascer do sol. Sancto António Portuguez. Epitome histórico e panegírico da sua admirável vida e prodigiosas acções. Coimbra, por José Antunes da Silva 1725 fol. - E por segunda vez, Lisboa, por José da Silva da Natividade 1754. 4.° de XXIV-461 pag. Possuo um exemplar d’esta segunda edição, desconhecida de Barbosa e de que o Sr. Figaniere também se não fez cargo na sua Bibliogr. Hist. Custou-me 600 réis. Os exemplares da edição de fólio regulam, creio, de 800 a 960 réis. O estilo desta obra é de um culteranismo requintado: superabunda em conceitos metafóricos, e está portanto bem longe de servir de modelo: mas não deixa de ser um livro curioso, e se alguém tiver a paciência de o ler todo, parece-me que não dará por perdido o tempo que nisso empregar.”


Temáticas

Referência: 1603JC010
Local: M-8-D-32


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters