RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PROVINCIA (A) DE ANGOLA. NÚMERO DO TRICENTENÁRIO. 15 de Agosto 1948.

Fundador: Adolfo Pina. Director: António Correia de Freitas. Propriedade da Emprêsa Gráfica de Angola.

De 35x25 cm. Com [XVII]-[II]-[IX]-[I] fl., 30-215 págs. [XX] fl.

Brochado, deve ser encadernado. Capa anterior de brochura ilustrada com reprodução de pintura alusiva à guerra com os holandeses. Muito ilustrado com 3 folhas a cores, protegidas por papel vegetal, que servem de frontispícios de partes do volume, mais 30 folhas extratexto com gravuras a preto e branco.

Número especial comemorativo do tricentenário da Restauração de Angola pela vitória sobre os holandeses do Comandante português Salvador Correia de Sá em 1648. Comemora também os 25 anos de publicação do jornal.

As folhas extratexto reproduzem gravuras antigas, fotografias de paisagens, de monumentos, dos governantes da época, de colaboradores do jornal e numerosos aspectos das comemorações do tricentenário, realizadas em Angola. Inclui vasta quantidade de anúncios institucionais e comerciais nas primeiras e últimas folhas inumeradas.

Tem uma primeira folha a cores com cabeçalho do jornal e introdução à obra, logo seguida de outra folha a cores reproduzindo um frontispício antigo que serve de rosto a “Breve escorço histórico”. Nova folha a cores serve de frontispício ao “Catálogo dos Governadores de Angola” que ocupa 30 págs., numeradas, texto a duas colunas. Estas duas partes são da autoria de Alberto de Lemos que acrescentou informações e corrigiu imprecisões de versões anteriormente publicadas. Segue-se “Os vinte e cinco anos da vida de um jornal 1923 a 1948” que ocupa 215 págs., numeradas, texto a três colunas.

É dedicada à comemoração dos vinte e cinco anos de publicação, abre com a reprodução da primeira página do primeiro número e contém um registo de todos os artigos e notícias publicados nesse espaço de tempo. Transcreve o texto dos artigos mais importantes, sendo um do General Norton de Matos e as pormenorizadas reportagens das cerimónias que integraram as comemorações. Publica igualmente muitas das reportagens relativas às visitas do Cardeal Cerejeira em 1944. Nos registos de notícias são correntes referências aos deportados da metrópole por motivos criminais ou políticos.

Os exemplares das edições especiais publicadas por jornais são geralmente muito raros.

Obra muito importante para o conhecimento e estudo da história de Angola durante o período do Estado Novo. Notável pela qualidade da edição e pela enorme quantidade de informação, que disponibiliza sobre múltiplos aspectos da vida na colónia entre 1923 e 1948. Inclui numerosos anúncios que são uma fonte importante para estudar a vida comercial da época.


Temáticas

Referência: 1603PG001
Local: M-13-B-1

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters