RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FERRER DE VALDECEBRO, Fr. Andrés. HISTORIA DE LA VIDA DEL V. P. M. F. Iuan de Vasconcelos

de la Orden de Predicadores LA CONSAGRA A N. R. P. M. F. PEDRO ALuarez de Montenegro Confessor del Rey N. S. y Prouincial de la Prouincia de España de la misma Orden EL R. P. M. F ANDRES Ferrer de Valdecebro Calificador del Santo Officio de la misma Orden. CON LICENCIA EN M[ADRID] por D. Maria Rey viuda de Diego Diaz de la Carrera Impressora del Reyno. S/L [1669]

In 4º (de 20x14 cm) com 120, 60, [12] fólios.

Encadernação da época inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com falta do retrato mencionado por Palau em ambas as edições de 1668 e 1669.

Folha de rosto apresenta-se em um belo frontispicio arquitectónico gravado a partir de chapa de metal, e ilustado com com a heraldica da ordem dos predicadores (cruz floreada ou floronada), e os brasões de Vasconcellos e dos Mendonças.

O biografado, Frei João de Vasconcelos, dominicano, ocupou o cargo no conselho geral do Santo Oficio e os seus sobrinhos foram Inquisidores Gerais. A história da Inquisição, ligada aos dominicanos, fundada por São Domingos de Guzman, encontra-se detalhadamente descrita nas páginas 71 e seguintes. Frei João de Vasconcelos é uma figura central na Reforma Dominicana e na Fundação do Mosteiro de São Domingos de Benfica, sendo as relações deste mosteiro com os restantes estabelecimentos eclesiásticos em Portugal descritas neste livro.

Frei João de Vasconcelos, no século D. Álvaro Mendes de Vasconcelos, nasceu em Évora, entre fins de 1588 e princípios de 1590. Era filho segundo de D. Manuel de Vasconcelos, presidente do Senado da Câmara de Lisboa e irmão de D. Francisco de Vasconcelos, que veio a ser o primeiro conde de Figueiró. Passou a sua infância numa quinta em Marvila e fez os seus primeiros estudos no convento de S. Bento de Xabregas. Entrou na Universidade de Coimbra, sendo “porcionista” (i.e., pensionista) no colégio de S. Pedro. Abandonando os estudos universitários, fez a sua entrada na Ordem dos Pregadores, contra a vontade da família, no convento de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e completou o noviciado no convento de S. Paulo, em Almada, onde professou solenemente em 11 de Maio de 1608. Fez os seus estudos institucionais no convento de S. Domingos de Lisboa, ao Rossio, e no colégio de São Tomás de Coimbra. Foi professor de Filosofia e Teologia em Lisboa e na Universidade de Évora. Lecionava nesta última cidade quando foi eleito em 1623 prior do convento do mosteiro de São Domingos de Benfica. A primeira pedra da nova igreja conventual de S. Domingos de Benfica foi lançada em 1624, sendo a primeira missa celebrada na mesma igreja em 1632.

Em Novembro desse ano de 1632 passa Fr. João de Vasconcelos a ocupar o lugar cativo dos dominicanos no conselho geral do Santo Ofício (a mais alta instância desta instituição), e é nesse mesmo ano nomeado Pregador, em Madrid, d"el-rei Filipe IV de Castela e III de Aragão e Portugal. Foi ainda eleito prior provincial da Província dominicana de Portugal em 1637, ano em que foi enviado como Inquisidor apostólico (embaixador extraordinário) à corte de Madrid, onde o seu irmão D. Francisco de Vasconcelos era Mordomo-Mor da Rainha, Tendo terminado em 1641 o mandato de prior provincial, é Fr. João de Vasconcelos eleito novamente prior do convento de Benfica. Em 1644 termina o priorado e permanece à frente da comunidade de Benfica como vigário in capite. Em 1646 deixa de ser vigário in capite do cenóbio de Benfica, e nesse mesmo ano é feito membro do conselho de Estado d"el-rei D. João IV e nomeado Reformador da Universidade de Coimbra. Fr. João de Vasconcelos faleceu no convento do Sacramento de Alcântara em 29 de Janeiro de 1652.

Palau 90608 e 90609: «4º, Frontis, retrato, 8 hojas, 120 60 folios».

Referência: 1604JC012
Local: SDC V3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters