RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SIM, Thomas Robertson. FOREST FLORA AND FOREST RESOURCES OF PORTUGUESE EAST AFRICA.

By… F.L.S., F.R.H.S. Lately Conservator of Forests for Natal. Natal’s Representative to the South African Products Exhibition. London, 1907. Author of Handbook of Kaffrarian Ferns. The Ferns of South Africa. Sketch and Check List of the Flora of Kaffraria. Botanical Observations on the Forests of Eastern Pondoland. Tree-planting in Natal. Recent Information concerning South African Ferns, 1906. The Forests and Forest Flora of the Colony of the Cape of Good Hope. Illustrated by 100 Plates, drawn by the Author representing 158 Species. Published under the Authority of the Government of the Province of Mozambique. Taylor & Anderson. Aberdeen, Scotland. M cm ix [1909].

In 4º [de 26x33 cm em formato oblongo] com xii, 166, [ii], págs + 100 fólios.

Encadernação do editor.

Ilustrado em extratexto sobre papel couché.

Exemplar com carimbo oleográfico de José Manuel d’Assumpção sobre a folha de rosto.

Contém um folheto volante (cor-de-rosa) com anúncio de amostras secas de espécies de árvores, à venda pelo autor, na cidade de Maritzburg, na província de Natal.

Obra de botânica que apresenta os resultados do levantamento das espécies florestais existentes no território de Moçambique e do estudo das respectivas características e potencial valor económico, elaborada a pedido do Governador-geral, Major Freire de Andrade, com vista a apoiar o desenvolvimento económico da Província.

O autor foi um célebre botânico e desenhador artístico (Northfield, Aberdeenshire, Escócia, 1858- Durban, Natal, 1930) que se especializou no estudo das florestas do sul do continente africano.

Contém duas partes, constando a primeira de uma descrição geral do território, indicações sobre a localização e tipos das florestas, descrições específicas das espécies, dos tipos de madeiras, dos produtos que é possível extrair, tal como a àrvore da borracha e os produtos da borracha, e termina com recomendações sobre a utilização destes recursos. A segunda parte é inteiramente constituída por 100 fólios extratexto com desenhos da autoria de Thomas Sim, reproduzindo folhas, troncos, ramagens e aspectos gerais que identificam cada espécie.

Obra de grande rigor, baseada em observações no terreno que se prolongaram durante vários meses, descrevendo as espécies pelas designações científicas internacionalmente aceites. Enriquecida por um magnífico conjunto de desenhos.

Rara e muito importante para o estudo da botânica e da silvicultura em Moçambique e para o conhecimento da história natural deste país africano de língua portuguesa.

Referência: 1605PG032
Local: M-6-B


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters