RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DALLA BELLA. (João António) MEMORIAS E OBSERVAÇÕES SOBRE O MODO DE APERFEIÇOAR A MANUFACTURA DO AZEITE DE OLIVEIRA EM PORTUGAL.

REMETTIDAS Á ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS DE LISBOA PELO SEU SOCIO Dr. JOAÕ ANTONIO DALLA BELLA, Lente de Fysica Experimental na Universidade de Coimbra. LISBOA. Na Officina da Academia Real das Sciencias. M.DCC.LXXXIV. [1784].

In 4º (de 19.5x13,5 cm) com xiii, 137 pags.

Encadernação da época inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada; e ferros rolados em esquadria nas pastas. Folhas de guarda em papel decorativo da época.

Ilustrado com uma gravura desdobrável em extratexto (de 20x29 cm) com várias representações das engrenagens de um lagar de azeite (N.b. Inocêncio não menciona a gravura).

Exemplar com títulos de posse manuscritos na folha de guarda e na página de rosto.

Primeira e única edição desta obra.

Obra cientifica que mantém a sua actualidade nas recomendações técnicas do processamento da azeitona e dos seus bagaços, nomeadamente indicando (pag. 78) que não se devem deixar os frutos "referverem", isto é não deixar oxidar e acidular durante muito tempo antes da prensagem. O autor aponta a perda de qualidade do azeite como tendo a sua causa na má arrumação das azeitonas nas tulhas; e colocando-se contra o senso comum e contra o uso popular de que as azeitonas frescas dão menor e pior quantidade de azeite do que as azeitonas entulhadas durante muito tempo. Dalla Bella recomenda a prensagem da polpa dos frutos frescos e aponta regras para se colherem e manufacturarem as azeitonas sem se pisarem os caroços.

 Inocêncio, III, 288. 'João Antonio Dalla-Bella, Doutor e Lente jubilado da Faculdade de Philosophia da Universidade de Coimbra, para a qual veio chamado pelo Marquez de Pombal por occasião da reforma de 1772, ou pouco depois. Foi sócio da Academia Real das Sciencias de Lisboa, e de outras corporações cientificas. Nasceu na cidade de Padua, e para ella se retirou depois de jubilado. Morreu pelos anos de 1818 a 1820, em idade muito provecta.

 Title: “Memories and observations about how to improve the production of olive oil in Portugal”.

In 4º (19.5x13,5 cm) with xiii, 137 pags.

Binding: contemporary full calf.

Illustrated with a folding plate showing the mechanical systems at olive oil presses still in use in traditional industries.

Copy with ownership title handwriten on the first blank page and on the title page.

The author João Antonio Dalla-Bella was a Doctor Emeritus at the University of Coimbra. He was born in the city of Padua, Italy, and died there circa 1818-1820. According to Inocêncio (III, 288) Dalla-Bella was requested by Marquez de Pombal on the occasion of the university reformation in 1772, or shortly thereafter. Died in later in 1818 or 1820'.


Temáticas

Referência: 1606JC010
Local: M-9-B-28

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters