RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LUANDA 61. ANGOLA.

Texte et coordination de: Almeida Santos. Collaboration de: Alvim Braga. Photographies de: Foto Luz, Foto Império e C.I.T.A. Luanda. 1961.

De 29x22 cm. Com [CXXI] págs. Profusamente ilustrado com fotogravuras.

Encadernação de editor; Lombada danificada.

Obra de propaganda colonial impressa em língua francesa.

A obra é um retrato da vida quotidiana em Luanda e nas suas zonas limítrofes na iminência da Guerra Colonial Portuguesa. O autor procurou demonstrar a harmonia entre colonos portugueses e habitantes locais, num clima de coexistência e respeito pela dignidade humana, conforme atestam as citações iniciais da obra, extraídas de discursos de altas figuras da época: O Embaixador do Brasil em Benguela, do delegado francês no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e do General Frank Howley, Vice-Presidente da Universidade de Nova Iorque. Publicada posteriormente aos massacres de Março de 1961, a tónica da obra incide sobre a natureza indissociável do vínculo entre «brancos, negros e mestiços», alheios às manifestações terroristas que tiveram lugar no Norte daquela que era ainda uma das Províncias Ultramarinas portuguesas.

Desta forma, o registo fotográfico tem subjacente o simbolismo de união «da nascença à morte», abordando, na seguinte ordem, as temáticas: No nascimento; Na infância; Na escola; Nas manifestações religiosas; Nas festas; No casamento; No trabalho; Nos momentos de folga; No desporto; Nos transportes colectivos; Na doença; Nas manifestações patrióticas; Nos actos solenes; Na defesa do património comum; Na dor; Na morte.

Acresce a esta linha temporal consubstanciada em fotografias de época um registo da construção civil no país – «Para a Frente! Para a Frente!» - demonstrativo da aposta num futuro comum, e também um apontamento sobre os massacres – «Há Luto na Nossa Casa».

Referência: 1606JR035
Local: 8-5-F-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters