RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREYRA DE BRITTO. (Fernão) HISTORIA DO NASCIMENTO, VIDA, E MARTYRIO DO VEN. PADRE JOAÕ DE BRITTO

DA Companhia de JESU, MARTYR DA AZIA, E Protomartyr da Missão de Madurey, Composta por seu Irmão… Fidalgo da Caza de Sua Magestade, Alcayde mór de Alter do Chão, Comendador de Monforte, DEDICADA Ao muyto alto, & muyto poderoso Rey de PORTUGAL D. JOAÕ V. POR D. Fernando de La Cueva, e Mendonça. Sobrinho do Author. Fidalgo da mesma Real Caza, Comendador de Santa Maria do Pinheyro grande, Coronel de Infantaria de hum dos Regimentos da Provincia do Alentejo. [Vinheta] COIMBRA: No Real Collegio das Artes da Comp. de Jesu, Anno de M.DCC.XXII. Com todas as licenças necessárias.

In 4º De 30,3x21,8cm. Com [lii], 250 págs.

Encadernação recente, inteira de pele ao gosto da época, com esquadrias a seco nas pastas e ferros a ouro na lombada com o título em rótulo vermelho. Corte das folhas carminado.

Folha de rosto impressa a vermelho e preto. Impressão barroca a duas colunas, muito nítida, em caracteres redondos e itálicos de diversos tamanhos. Texto ornamentado com cabeções, com iniciais decoradas e florões de remate.

Exemplar com pequenas manchas nas margens das últimas folhas, de resto em excelente estado.

Primeira edição muito rara.

As folhas preliminares contêm a dedicatória a D. João V, escrita por D. Fernando de La Cueva e Mendonça, Prólogo ao leitor, Protesto e declaração do autor, Censuras de Frei António da Expectação, Frei Lucas de Santa Catarina e Licenças. Contêm igualmente «Epigramas Laudatórios e Triunfais Elogios», um conjunto de poesias latinas em louvor de S. João de Brito, da autoria dos Padres Jesuítas, José de Murcia, Manuel Vieira, Matias Correia, Pedro Rangel, Xavier de Lima, Pedro de Almeida, Gregório Barreto e Luís Pereira.

Obra composta por três partes em que na primeira se narra a vida do Mártir até à partida para a Índia, na segunda as suas acções na Índia, na terceira a sua viagem a Portugal, o regresso à Índia e a morte gloriosa em testemunho da Fé, tudo acompanhado por 81 reflexões morais e políticas.

Enriquecida por dois aditamentos. O primeiro é a tradução portuguesa de um compêndio em latim da vida do santo que foi entregue em Roma em 1714 para o processo de canonização e a segunda integra um conjunto de cartas de S. João de Brito.

S. João de Brito (Lisboa, 1 de Março de 1647, martirizado na Índia em 4 de Fevereiro de 1693) distinguiu-se pela sua vida de intenso fervor missionário, deixando uma forte marca na criação de comunidades cristãs na Índia, pela maneira como se adaptou aos costumes locais aprendendo línguas nativas, adoptando os comportamentos e maneira de vestir do país, para mais facilmente cativar as pessoas. Foi beatificado por Pio IX, em 21-08-1853 e canonizado por Pio XII, em 22-06-1947. 

Livro muito importante para a história das missões portuguesas na Índia Oriental, durante a segunda metade do século XVII, para o estudo das dinâmicas missionárias e da espiritualidade da Companhia de Jesus e também para o estudo da poesia latina cultivada com brilho pelos Padres da Companhia.

Monteverde 4051. Azevedo Samodães 2397 inclui completíssima descrição. Inocêncio apresenta a colação errada indicando LIV páginas preliminares quando todas as outras bibliografias estão de acordo que são LII como o nosso exemplar.

Barbosa Machado, II, 49.

Inocêncio II, 277. FERNANDO PEREIRA DE BRITO, Fidalgo da Casa Real, Commendador da Ordem de Christo, etc.N. em Villa vicosa no anno de 1640. A data do seu obito é ainda ignorada, sabendose apenas que vivia em 1702 e que era já falecido em 1722. 131) Historia do nascimento, vida e martyrio do veneravel P. João de Brito, da Companhia de Jesus, protomartyr da missão de Maduré etc. Coimbra, no R. Collegio das Artes 1722. fol. de LIV 250 pag. Fol. esta edição publicada posthuma, por diligencia de D. Fernando de La Cueva e Mendoça, sobrinho do auctor. [Edição] hoje pouco vulgar, têem sido vendidos de 720 a 800 reis, e alguns por mais. O que possuo custou, se bem me recordo, o primeiro dos ditos preços.


Temáticas

Referência: 1606PG005
Local: M-9-E-19

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters