RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RIBEYRO CABRAL, João. RELAÇAM POLITICA DAS MAIS PARTICULARES ACÇOENS DO CONDE DUQUE DE OLIVARES

e sucessos da Monarquia de Hespanha no tempo do seu governo, que fez hum Embayxador de Veneza à sua Republica, estando em Madrid; Tirada do borrador manuscipto, & traduzida no idioma Portuguez por …, Official da Secretaria de Estado; e Offerecida ao Senhor BARTHOLOMEO DE SOVSA DE MEXIA, DO CONSELHO DE SUA MAGESTADE, E DO DE sua fazenda, seu Secretario das Mercês, do Expediente, & da Assinatura, Cõmendador de S. pedro de Loroza da Ordem de Christo, & Ouvidor das Casas de Bragança, Infantado, &c. (Marca do impressor) Lisboa. Na: Officina Real Deslandiana. Anno 1711. Com todas as licenças necessárias.

In 8º de 20,8x15,3 cm. Com [viii], 264 págs. Encadernação da época inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada.

Folha de rosto impressa a preto e vermelho. Texto impresso sobre papel de elevada qualidade ornamentado com cabeções e iniciais decoradas. Folhas preliminares incluem anterrosto, rosto e índice de matérias.

Exemplar com falta de 4 fólios preliminares que correspondem à dedicatória e licenças. Apresenta ex-libris de A. Moreira Cabral no interior da pasta anterior e marca de posse, carimbo oleográfico, na quinta página preliminar de Vieira Pinto.

Obra dividida em cinco discursos, que traça a biografia de um dos mais célebres “validos” ou seja de um ministro que gozava da inteira confiança do rei e governava no lugar dele. Olivares foi o valido de Filipe IV, III de Portugal

Obra rara e importante com muito interesse para a história de Espanha e da Restauração de Portugal.

Samodães 2810.

Inocêncio IV, 26. JOÃO RIBEIRO CABRAL, Cavalleiro da Ordem de Christo, Distribuidor proprietario dos Tabelliães de Notas em Lisboa, e Official da Secretaria d"Estado. N. na villa de Belmonte, comarca de Castello-branco, e m. em Lisboa a 3 de Janeiro de 1713, com 58 annos de edade.

1238) (C) Epitome da vida e acções do cardeal Mazarino, primeiro ministro da corôa de França. Lisboa, por Valentim da Costa Deslandes 1707. 8.º de VIII-150 pag.

1239) (C) Relação das mais particulares acções do Conde-duque de Olivares, e successos da monarchia de Hespanha no tempo do seu governo, que fez um Embaixador de Veneza á sua Republica estando em Madrid. Lisboa, na Offic. Deslandesiana 1711. 4.º de XVI-264 pag.

O auctor affirma ter traduzido estas duas obras dos manuscriptos originaes, que supponho nunca se imprimiram, ou talvez não existissem. Póde ser que a sua modestia, ou outro motivo pessoal o levassem a apparecer em publico como simples traductor; se é que não recorreu a este expediente para melhor auctorisar e acreditar as ditas obras.

Referência: 1606PG033
Local: M-9-A-14


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters