RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ARAÚJO. (Norberto de) PEREGRINAÇÕES EM LISBOA.

Descritas por Norberto Araújo acompanhadas por Martins Barata. Livro I [a Livro XV]. Lisboa. Parceria A. M. Pereira. 1938-1939.

3 Volumes de 25x19 cm. Com 82, 82, 86, 94, 110, 62; 94, 80, 94, 102, 110, 56; 106, 106, 96, 110, 94, 64 págs. Encadernações do editor com gravações a ouro na lombada e pastas.

Muito ilustrado no texto e em extratexto sobre papel couché, alguns em folhas desdobráveis. Direcção Artística de Martins Barata.

Exemplar com ex-libris do Doutor João Braga, Engenheiro Agrónomo, colados no interior das pastas posteriores e no verso das capas de brochura de cada fascículo. Cada volume tem fichas bibliográficas.

Obra de fácil leitura e de informação rigorosa e fundamentada, imprescindível para o conhecimento da história e do valor arquitectónico e estético das ruas, edifícios e monumentos de Lisboa. É enriquecida pelos pormenorizados índices remissivos, da autoria de Júlio de Jesus Martins, divididos em secções, que constituem o último fascículo de cada volume.

Norberto Moreira de Araújo, (1889-1952), jornalista e escritor,  juntou a um estilo coloquial, noticioso e de leitura fácil, que cultivou ao longo de uma intensa carreira jornalística, um profundo conhecimento da sua cidade, que percorria de forma incansável. Escrevia de uma forma criteriosa, baseado no estudo das fontes. Tomou como exemplo o mestre Júlio de Castilho.

Deixou testemunho das suas qualidades em obras como: Peregrinações em Lisboa, que lhe valeram o Prémio Júlio de Castilho, Inventário de Lisboa (concluído por D. Pires de Lima), Legendas de Lisboa e Casas da Câmara de Lisboa, em co-autoria com Luís Pastor de Macedo. Juntamente com o engenheiro Augusto Vieira da Silva pugnou, desde 1934, por uma Olisipografia de pendor científico e académico, com a criação de uma cadeira de Estudos Olisiponenses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Neste contexto, foi também um dos fundadores e o sócio nº 73 do Grupo Amigos de Lisboa, em 1936.


Temáticas

Referência: 1607PG005
Local: M-13-D-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters