RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CARVALHO DA COSTA, Antonio. COROGRAFIA PORTUGUEZA E DESCRIPÇAM TOPOGRAFICA DO FAMOSO REYNO DE PORTUGAL,

COM AS NOticias das fundações das cidades, Villas, & Lugares, que contèm; Varões ilustres, Genealogia das Familias nobres, fundações de Conventos; Catalogos dos Bispos; antiguidades; maravilhas da natureza, edifícios, & outras curiosas observaçoens. TOMO PRIMEYRO, [+ TOMO SEGUNDO + TOMO TERCEYRO], Offerecido A ELREY D. PEDRO II. NOSSO SENHOR, AUTHOR O P. ANTONIO CARVALHO DA COSTA, Clerigo do Habito de S. Pedro, Mathematico, natural de Lisboa. (Gravura com as armas de Portugal) LISBOA, Na Officina de VALENTIM DA COSTA DESLANDES, Impressor de Sua Magestade, & á sua custa impresso. Com todas as licenças necessarias. Anno M. DCC. VI. - M. DCCVIII. - M. DCCXII. (1706, 1708, 1712).

3 volumes de 28,5x19,5 cm. com [xvi], 534 + [vii] 642] + [xvi], 671 págs.

Encadernações do séc. XIX, inteiras de pele mosqueada, com belos ferros a ouro na lombada, dois rótulos, um vermelho para o título e outro preto para o número do tomo. Datas de edição de cada um dos volumes gravadas a ouro na parte inferior da última casa da lombada.

Exemplar com pequenos defeitos, por vezes com restauros em algumas folhas, especialmente no segundo tomo. Leve acidez própria da qualidade do papel utilizado na edição. 

Impresso com as folhas de rosto a preto e vermelho. Texto ornamentado com cabeções, iniciais decoradas, florões de remate e com tarjas de vinhetas tipográficas a separar as entradas sobre cada uma das povoações. 

Folhas preliminares contêm no primeiro tomo: Dedicatória a D. Pedro II, Prólogo, carta e poesias em louvor do autor, aprovações de Fr. Jerónimo de Santiago,  4º Conde da Ericeira, Manuel Pimentel e licenças. Segundo tomo: Dedicatória a D. João V, Prólogo, poesia em louvor do autor, aprovação de Luís do Couto Felix e  licenças. Terceiro tomo: Dedicatória a D. Mariana de Austria, Prólogo, poesias em louvor do autor, aprovações de  D. António Caetano de Sousa, Fr. Manuel da Conceição, Luís do Couto Felix e  licenças. 

1ª edição rara e procurada desta valiosa obra de referência, considerada uma das mais importantes para o estudo da geografia, administração e história local, genealogias locais, toponímia e origem linguística dos topónimos. Reúne rica informação sobre as pessoas ilustres pela virtude e religião, quer tenham sido canonizadas ou não, os milagres ocorridos em cada local, descreve monumentos e obras de arte e as estruturas de poder no antigo regime, tanto da Igreja como da sociedade senhorial, com  a minuciosa enumeração das tutelas antigas das vilas e das cidades de Portugal.

NOTA: A obra não foi publicada com mapas. O autor, no prólogo do primeiro tomo, afirma que gostaria de publicar uma  2ª edição já com mapas, nunca conseguindo levar a cabo esse desejo. A segunda edição, feita em 1868-1869, também não tem mapas. Em casos muito raros, certos coleccionadores intercalaram nestes volumes mapas da autoria de Charles de Grandpré, gravados cerca de 1730, originalmente destinados para uma obra de D. Luís Caetano de Lima. «Geografia Histórica... Lisboa. 1734-1736». Estes mapas, ao serem inseridos em livros para que não foram feitos, saem prejudicados, pois têm que ser muito aparados ficando sem margens e atingindo por vezes a cartela da gravura.

Xavier da Cunha. Impressões Deslandesianas, páginas 828-830. Ameal 508. Monteverde 1137.   

Inocêncio I, 105: «Fr. Manuel de Figueiredo, na sua aliás resumida e acanhadíssima Descripção de Portugal a pag. XVII, falando da Corographia e do P. Carvalho diz que este «Empreendendo na composição d’esta obra uma acção merecedora de muito louvor, seria mais estimável o seu projecto, se tivesse talentos e meios para desempenha-la sem mendigar e crer muito do que mandou estampar. Este juízo do cronista cisterciense ha sido confirmado por outros críticos, e ninguém hoje duvida de que a Corographia do P. Carvalho envolva ... defeitos. Tais defeitos todavia não obstam a que esta obra seja estimada e procurada dentro e fora do reino, e os exemplares vão escanceando cada vez mais no mercado, de modo que ao fim de alguns anos terão de tornar se verdadeiramente raros. O seu preço actual é de 14:400 a 16:000 réis, quando bem tratados; mas há exemplos de vendas feitas por 18:000 réis, e ainda por mais».

 Work in 3 volumes.

Dim:29x18 cm. With pp. [xvi], 534 + [viii] 642] + [xvi], 671.

Binding: Nineteenth century full calf with gilt tools on spine. Frontispiece printed in two colours.

This is a work of reference, considered as one of the most important in what concerns the study of geography; local administration and history; local genealogies; place names and their linguistic origin; and information about the elderly and institutions responsible for the villages and cities of Portugal.

Referência: 1607PG013
Local: FR-4-E-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters