RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79720

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DISCURSO ACERCA DO MODO DE FOMENTAR A INDUSTRIA DO POVO;

PUBLICADO EM HESPANHA POR ORDEM DE S. MAGESTADE CATHOLICA, E DO SEU CONCELHO. E TRADUZIDO EM PORTUGUEZ POR ***. Lisboa, Na Typografia Rollandiana. MDCCLXXVIII. [1776]. Com licença da Real Meza Censoria.

De 14,9x10,5 cm. Com [xviii], 222, [viii] págs.

Encadernação da época inteira de pele, com nervos, rótulo vermelho, título e ferros a ouro gravados na lombada com decorações vegetalistas nas casas.

Folhas preliminares iniciais incluem: Prologo do editor e Advertencia do author.

As folhas inumeradas finais contêm: Catalogo dos livros impressos á custa de Francisco Rolland, Impressor-Livreiro em Lisboa, na esquina da Rua do Norte.

Exemplar com assinatura ilegível de posse no rosto e marcas de posse de José Joaquim Lampreia, consistindo numa etiqueta impressa colada no alto da página 1 e assinatura na página 216.

A tradução é, segundo Inocêncio, da autoria do Capitão Manuel de Sousa (Lisboa 1737-1785?) um literato e poeta que traduziu numerosas obras do francês e castelhano. A publicação desta tradução marca o início da colaboração de Sousa com a Tipografia Rollandiana, que veio a editar vários trabalhos deste escritor, muitas deles póstumos. 

Obra, relativa à realidade social e económica de Espanha, imbuída de conceitos do Iluminismo, como a crença no progresso e no desenvolvimento continuado por indústria dos homens, propugnando grande número de medidas, como por exemplo: o desenvolvimento da agricultura e da indústria, a arregimentação de todas as pessoas em actividades imediatamente produtivas, a diminuição radical dos feriados religiosos (o autor aponta como exemplo negativo a Diocese de Toledo que, além dos domingos, tinha 43 feriados religiosos) e a exploração do trabalho dos presos. Estas ideias potenciadas pela Revolução Industrial, levaram aos abusos sobre os trabalhadores que caracterizaram os Séculos XIX e XX e que provocaram reacções violentas como o movimento Comunista.  

Interessante fonte para estudar e conhecer o ambiente mental da segunda metade do Século XVIII. 

Inocêncio VI, 112-113. MANUEL DE SOUSA, Capitão de infantaria, com exercicio de Engenheiro, Socio da Arcadia Ulyssiponense [...] 1330) Discurso ácerca do modo de fomentar a industria do povo: traduzido do hespanhol. Lisboa, 1778. 8.º. Sem o nome do traductor.

 


Temáticas

Referência: 1608PG015
Local: M-5-D-36


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters