RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LOBATO. (Alexandre) QUATRO ESTUDOS E UMA EVOCAÇÃO PARA A HISTÓRIA DE LOURENÇO MARQUES.

Por … Estudos Moçambicanos. Junta de Investigações do Ultramar. Lisboa. 1961.

De 22x15 cm. com 168 págs.

Encadernação com lombada e cantos em pele.

Conjunto de quatro estudos inéditos sobre a história de Lourenço Marques (actual Maputo) com os seguintes títulos: Dez anos de ocupação holandesa [1721-1730], Para a história obscura de Lourenço Marques, Entre duas invasões, A invasão Vátua de Lourenço Marques em 1833. Tem junto um artigo publicado anteriormente na revista Panorama com o título: A Cidade das Acácias Vermelhas.

No prefácio o autor afirma a sua admiração pelos sacrifícios feitos por diversas gerações para fundar e desenvolver a cidade, praticamente, a partir de um pântano. «O tema de Lourenço Marques, que ao investigador se apresenta, em Moçambique, como o mais espantoso e significativo caso de total rompimento com o passado, como resultado de um esforço prodigioso, tenaz, constante e surpreendente, que se deve, por inteiro, aos homens do passado e ao seu ideal lusíada.»

Valioso conjunto de estudos baseados em investigação aprofundada e que revelam mais uma das muitas epopeias que compuseram a história da expansão de Portugal e agora igualmente valiosos para a história de um novo país africano.

Referência: 1609PG014
Local: 9-2-L-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters