RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79717

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALMEIDA (Teodoro de) OPUSCULOS SOBRE DIVERSOS ASSUMPTOS.

Por T.A.C.O. TOMO I. LISBOA NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. Anno M. DCC. XCVII (1797). Com licença da Meza do Desembargo do Paço, Privilegio Real. Vende-se na Portaria da Casa do Espirito Santo.

In 8º De 16,7x11,3 cm. Com 56 + [viii], 132 + [xxii], 69, [i em b.] págs.

OPUSCULO I. A MORTE ALEGRE DO FILOSOFO CHRISTÃO [sem folha de rosto, apenas com este título numa folha com citações bíblicas no verso].

A VIDA ALEGRE DO FILOSOFO CHRISTÃO COMPOSTA PELO AUTHOR DA MORTE ALEGRE DO FILOSOFO CHRISTÃO. T. A. C. O. OPUSCULO II. LISBOA. M. DCCCIII. (1803). Na Offic. De Simão Thaddeo Ferreira. Com Licença da Meza do Desembargo do Paço. Vende-se na Portaria da Casa do Espirito Santo.

ELOGIO DA ILLUSTRISSIMA, E EXCELLENTISSIMA SENHORA D. ANNA XAVIER DE ASSIS MASCARENHAS, Baroneza de Alvito, e Condessa de Oriola. Segunda Edição. OFFERECIDO Á ILL.ma, E EXCELL.ma SENHORA D. MARIA DE MASCARENHAS, Viscondessa de Villa-Nova da Cerveira Sua Irmã, Pelo Padre THEODORO DE ALMEIDA. DA CONGREGAÇÃO DO ORATORIO. LISBOA. M. DCCCIII. (1803).Na Offic. De Simão Thaddeo Ferreira. Com Licença da Meza do Desembargo do Paço.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos na lombada adornada com título sobre rótulo vermelho gravado a ouro assim como as decorações das casas. Cortes das folhas pintados.

Colecção de pequenas obras sobre religião que reflectem sobre a atitude de um cristão perante a vida e a morte. A primeira constituída por introdução e trinta reflexões, a segunda sob a forma de um diálogo entre Eugénio, Melancolia, Filosofia e Religião e a terceira em memória de uma alma cristã de eleição, que morreu jovem.

Inocêncio refere que existem exemplares que integram no lugar do segundo opúsculo uma obra: «Descrição do novo planetário Universal com edições em 1796 e 1797» porém esta solução é mais lógica ao juntar obras do mesmo género e assunto.

Tem assinatura de posse na folha de guarda e na folha de título do opúsculo I e um ex-libris rasurado no verso da folha de rosto geral.

Raro exemplar muito valorizado por ter sido encadernado no lugar do terceiro opúsculo, que nunca chegou a ser publicado, a 2ª edição de uma obra em louvor da Baronesa de Alvito e Condessa de Oriola, senhora de grandes qualidades e virtudes falecida prematuramente.

O elogio inclui a dedicatória da 1ª edição, o respectivo prólogo e as aprovações e licenças do Santo Ofício, do Ordinário e Desembargo do Paço.

Teodoro de Almeida (Lisboa, 1722-1804), presbítero da Congregação do Oratório e sócio fundador da Academia das Ciências, foi perseguido pelo Marquês de Pombal, que o desterrou para fora da corte e depois o obrigou a fugir para França, de onde só voltou após a morte do rei D. José I. Distinguiu-se pelos seus conhecimentos de física e geometria. Publicou uma vasta obra que inclui a célebre «Recreação Filosófica» em 10 volumes 1751-1799, o romance «O feliz independente da fortuna» em 3 volumes de 1779, numerosas obras religiosas, sermões e manuais para o ensino das ciências.

Rodrigo Veloso. Escrínio, 133. 

Inocêncio. VII. 303 e 305. 17) Elogio da ill.ma e ex.ma sr.ª D. Anna Xavier d'Assis Mascarenhas, baroneza de Alvito e condessa de Oriola. Lisboa, na Offic. de Miguel Rodrigues 1758. 4.º de XVI-88 pag. - Com o nome de Dorotheo de Almeida. - Sahiu em segunda edição ibi, na Offic. de Simão Thaddeo Ferreira 1803. 8.º de XXII-69 pag. - N'esta, publicada com o nome do auctor, accresce unicamente uma nova dedicatoria a D. Maria Mascarenhas, irmã da elogiada. Em tudo o mais é copia fiel d'aquella.

33) Opusculos sobre varios assumptos. Tomo I. Lisboa, na Regia Offic. Typ. 1797. 8.º de 56 pag. - Com as mesmas iniciaes. Este volume no estado em que se acha contém sómente o Opusculo I, que se intitula: A morte alegre do filosofo christão, e finda a pag. 56. – Seguia-se a este, como Opusculo II, […] A vida alegre do filosofo christão, composta pelo author da Morte alegre do filosofo christão T. A. C. O. Opusculo II. Lisboa, na Offic. de Simão Thaddeo Ferreira 1803. 8.º de VIII-132 pág..


Temáticas

Referência: 1610PG029
Local: I-7-G-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters