RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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VARIANTE. NÚMERO DA PRIMAVERA.

Editor: António Pedro. Capa: Composição de Roberto Araújo. Editorial Inquérito. Lisboa. 1942.

De 27x11 cm. Com 84 págs. Brochado.

Profusamente ilustrado com reproduções de alguns representantes da arte moderna portuguesa (F. Franco, C.Cruz, Diogo de Macedo, José Tagarro, Amadeu de Sousa Cardoso, Eduardo Viana, António Soares, Almada Negreiros, Dordio Gomes, Carlos Botelho, Jorge Barradas, Sarah Afonso, Mário Eloy, Bernardo Marques, Ofélia Marques, Maria Keil do Amaral e Júlio); do pintor holandês Jeroen Van Aeken, conhecido comummente por Hyeronimus Boch; dos trabalhos fotográficos de S. Enkelmann; do pintor António da Costa; de desenhos do autor Henri Michaux; de um retrato por António Duarte; de pinturas de António Pedro; bem como de belíssimos exemplos do grafismo publicitário da época.

Exemplar preserva a capa de brochura original, necessitando de um ligeiro restauro.

Junto Com:

VARIANTE. Número do Inverno. Capa: Composição de TOM [Thomaz de Mello]. Editorial Inquérito. Lisboa. 1943.

De 27x11 cm. Com 90 págs. Brochado.

Muito ilustrado com reproduções de criações dos artistas Diego Rivera, Hein Semke, Cícero Dias, Matias Grunewald, Bernardo Marques, Almada Negreiros, António Pedro, António Dacosta, Columbano Bordalo Pinheiro, Adolfo Casais Monteiro, António Duarte e Jorge de Lima, bem como de belíssimos exemplos do grafismo publicitário da época. Exemplar preserva a capa de brochura original, ligeiramente danificada no canto inferior da lombada.

A Revista Variante foi uma publicação de vanguarda dirigida por António Pedro entre 1942 e 1943 e, de acordo com José Augusto França, «notavelmente paginada» pelo próprio (Arte Portuguesa, pág. 144).

Alheia a padrões de enquadramento escolásticos, o objectivo assumido pelo director para a revista foi que esta constituísse uma plataforma fluída para o debate cultural, possibilitando, consequentemente, o surgimento de novas formas de interpretação e produção artísticas. Assim, a sua periodicidade seria definida em harmonia com as estações do ano, correspondendo cada número a um tema.

O primeiro, "signo do INCONFORMISMO e da FANTASIA", publicado em 1942, veio a ter grande sucesso junto do público, esgotando rapidamente, sucesso célere já que o segundo número sairia apenas no Inverno de 1943, ditando o final desta publicação marginal aos padrões estéticos cultivados pelo poder oficial, presumivelmente pela carência económica da estrutura editorial, insuficiente para disputar a preferência do público quando comparada com a revista Atlântico e, particularmente, o S.P.N.

Não obstante as colaborações de grandes nomes da crítica e literatura portuguesa e internacional (Vitorino Nemésio, José Régio, Almada Negreiros, Delfim Santos, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, Henri Michaux, entre outros), esta publicação permanece desconhecida do grande público, não se encontrando disponível, até à data, em qualquer hemeroteca digital.


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Referência: 1611JR038
Local: M-5-A-3

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