RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA. (Padre António) HISTORIA DO FUTURO.

LIVRO ANTEPRIMEYRO PROLOGOMENO A TODA A HISTOria do Futuro, em que se declara o fim, & se provaõ os fundamentos della. Materia, Verdade, & Utilidades da Historia do Futuro. ESCRITO PELO PADRE ANTONIO VIEYRA da Companhia de JESUS, Prègador de S. Magestade. LISBOA OCCIDENTAL. Na Officina de ANTONIO PEDROZO GALRAM. Com todas as licenças necessárias. Anno de 1718.

De 21x15,5 cm. com [xxxvi], 379 págs.

Encadernação da época inteira de pele mosqueada, lombada com nervos, título em rótulo vermelho gravado com ferros a ouro e decorações também gravadas a ouro.

Exemplar com restauro na folha de rosto, que foi cortada, provavelmente para apagar uma assinatura de posse. Assinatura de posse de Gouvea Ozorio no interior da pasta anterior.

Folhas preliminares sem numeração contêm censuras de Fr. José de Sousa e de P. Fr. António de Santo Elias pelo Santo Ofício, de Fr. José Pereira de Lacerda pelo Desembargo do Paço e as licenças. De páginas 339 a 379 contém um índice das citações das sagradas escrituras e outro índice das coisas notáveis.

Obra dividida em doze capítulos que trata da definição do espírito profético, classifica as profecias em canónicas e não canónicas e demonstra que o Reino de Portugal, desde a sua fundação, fora um dos temas prediletos dos diversos profetas do antigo testamento entre os quais Isaías pode ser considerado como um «cronista dos descobrimentos de Portugal». É uma exaltação da pátria portuguesa, escolhida entre todas as nações do Mundo para propagar a fé cristã, predestinada a «descobrir o mundo ao mesmo mundo».

Vieira dedicou uma parte muito importante do seu esforço às obras proféticas que considerava a parte mais importante da sua produção literária. Algumas das ideias expostas mereceram a desconfiança da Inquisição, que deteve o P. António Viera, durante largo tempo e que se viu obrigado a ir a Roma pedir uma intervenção do papa em sua defesa.   

Actualmente esta parte da obra Vieiriana, que era pouco considerada pelos anteriores estudiosos, tem sido cada vez mais valorizada.

Padre António Vieira. Bibliografia. BNP. 1999. Nº 1187

Azevedo e Samodães, 3516, II Volume página 743.

Inocêncio I, 291.


Temáticas

Referência: 1611PG037
Local: M-13-D-8

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters